NOTÍCIAS

Três atitudes para vender mais e melhor no fim de ano




 

2017 está cada vez mais próximo. Mas antes de curtir as férias ou colocar em prática os planos para o novo ano, profissionais e empresas podem potencializar os resultados na reta final de 2016. Para o consultor empresarial Roberto Vilela, aproveitar datas como Natal ou Réveillon é apenas a ponta do iceberg. Ele esclarece que é preciso se preparar para as últimas semanas do ano e garantir que as contas encerrarão com saldo positivo. O consultor lista três atitudes para que vendedores e empreendedores coloquem em prática e garantam aumento de vendas:

 

1. Antes de tudo, estude

 

Roberto explica que é sempre importante estar atualizado. Seja sobre o produto ou serviço, ou sobre a necessidade do cliente. “O que não faltam são pesquisas que apontam as tendências de consumo e as expectativas do consumidor. No varejo isso é ainda mais comum. Antes de abordar o cliente é essencial saber o que ele deseja, ouvir a opinião e estar preparado para oferecer o melhor”, diz.

 

2.Fique de olho no estoque

 

Para garantir um superávit no saldo, uma boa dica, de acordo com o consultor, é analisar itens em maior quantidade no estoque e apostar em promoções. “Vale desconto e também melhores condições de pagamento, parcelamento facilitado. É preciso ter em mente que estoque é dinheiro parado – e perdido – e que o produto pode vencer ou se tornar obsoleto. Antes que uma nova versão dele chegue ao mercado, invista em ações para vender logo”, explica.

 

3. Utilize o social selling

 

Para Roberto, uma das grandes mudanças na abordagem comercial dos últimos anos é o uso das redes sociais nos negócios. Essa prática, conhecida como social selling, não deve passar despercebida. “No entanto, é preciso bom senso. Não adianta mandar uma mensagem padrão para todos. O ideal é investir em contatos mais próximos e personalizados, com sugestões pensadas para determinado cliente ou grupo de consumidores. O vendedor também deve estar disponível para responder dúvidas ou críticas. Os aplicativos de mensagem instantânea fazem sucesso justamente pela rapidez na comunicação. Esteja atento”, aconselha.

 

Roberto lembra que nem sempre o caminho é fácil e se adaptar diante das dificuldades, permanecendo firme, é uma atitude essencial para o sucesso. “A crise ainda existe, a inadimplência é um fantasma que insiste em assombrar consumidores e empresas. Nem tudo são flores, mas não dá para usar as situações ruins para justificar a falta de resultados. Se uma estratégia não funcionou, busque adaptá-la de forma que seja mais assertiva ao seu público. O importante é não se acomodar e deixar para buscar apenas em 2017 resultados que podem acontecer ainda neste ano”, finaliza.

 

Fonte: Portal Administradores



Publicado em: 22/12/2016


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete