Sindicomércio participa de audiência no Ministério Público para discutir a situação do comércio informal

Na tarde de ontem (23) o Sindicato do Comércio de Governador Valadares, representado pelo presidente Hercílio Araújo Diniz Filho e pelo diretor Valter Luís Machado, participou de uma audiência na 10ª Promotoria de Justiça. Convocados pelo promotor Leonardo Diniz Faria, o objetivo da audiência foi apurar eventuais ocupações irregulares em via pública na parte central do município de Governador Valadares, por vendedores ambulantes e trabalhadores informais.

Para debater o assunto, estiveram presentes autoridades do município, entre elas o Procurador Geral do Município, Elias Dantas Souto; o Procurador Adjunto do Município, Henrique Cotta Ferreira; o Gerente de Fiscalização de Posturas do Município, Marcos Wendell Oliveira Gross. Além dos representantes municipais e do Sindicomércio, os vendedores ambulantes foram representados pelo Presidente da Associação de Camelôs da Cidade de Governador Valadares, João Pedro Aquino Neto; e pela Representante da Associação dos Comerciantes Autônomos da Galeria Coroaci, Luzinete Soares de Sousa.

Ficou estabelecido que a Prefeitura da cidade tem 45 dias para apurar e concluir um levantamento que aponte a quantidade de camelôs em atividade, bem como sua localização. Além de avaliar o centro da cidade, o levantamento inclui bairros como o Santa Rita e o Jardim Pérola. Após conclusão do documento, a Prefeitura deve notificar os camelôs irregulares e avaliar se eles serão removidos ou se terão um prazo para adequação.

Para o presidente do Sindicomércio, Hercílio Araújo Diniz Filho, as discussões do comércio informal em Governador Valadares são recorrentes e necessárias. “O que tem faltado é a aplicação do Código de Posturas com o devido ordenamentos dos camelôs. A reunião ocorrida ontem no Ministério Público, conduzida pelo Promotor Leonardo, representa um grande avanço. Com o cronograma estabelecido em comum acordo com as partes interessadas, podemos afirmar que estamos esperançosos com as ações propostas, que deverão otimizar a mobilidade urbana da nossa cidade”.

Foto: Antônio Cota

Publicado em: 24/03/2017