Sindicomércio: 40 anos de história

Quatro décadas de lutas e conquistas, com influência direta na economia local. Hoje, 13 de fevereiro, o Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio) comemora 40 anos de fundação, fruto da iniciativa de um grupo de empresários visionários que almejava uma entidade com legitimidade para representar a classe patronal do comércio e com prerrogativas para celebrar Convenções Coletivas de Trabalho.

Para marcar este momento, o Sindicomércio, com o apoio do Senac MG e da Prefeitura Municipal, instalaram ao lado da Praça dos Pioneiros duas Unidades Móveis: “Informática e Gestão” e “Moda e Beleza”, que ficarão até sexta-feira, dia 15, na cidade. Durante este período, está havendo a oferta de workshops gratuitos para a população que deseja qualificar-se e se destacar no mercado de trabalho.

“São 40 anos de muita entrega e dedicação às causas do empresariado local. A vinda destas Carretas vem ao encontro da missão do Sindicato, que é representar, defender e fomentar o desenvolvimento do Comércio de Bens e Serviços. O incentivo à qualificação amplia a visão estratégica dos negócios, além de abrir portas para quem deseja entrar ou se realocar no mercado de trabalho”, destaca o presidente da entidade, Hercílio Coelho Diniz.

Dentro da programação da oferta gratuita dos workshops, hoje (13) será a vez das oficinas de Vitrinista e Design de Sobrancelhas e Aplicação de Henna; na quinta (14), serão: Excelência em Vendas: Como obter melhores resultados nas vendas  e Técnicas de Penteados Rápidos e Práticos; já na sexta, as oficinas que encerram o projeto são: Spa dos Pés e das Mãos; Dicas de Cortes Infantis e Gestão por indicadores: A importância de medir o desempenho do seu negócio.

Sandra Helena da Silva, 52, Cabeleireira, participante do workshop “Técnicas de Coloração e Descoloração de Cabelo”, diz que o impacto na vida dela é imediato, após a participação neste projeto. “Estou muito animada e me sentindo esperançosa para aplicar as técnicas no meu local de trabalho. Foi uma oportunidade única”.

Para a empresária Natália Maria Costa Pereira, 53, participar do workshop sobre Excel abriu portas para a era digital dentro da empresa. “Através deste conhecimento, poderemos agora utilizar mais o computador, no lugar do papel; podendo através das planilhas ter um controle melhor do estoque, receita, despesa, e lucro”.

Dentro da programação dos 40 anos do Sindicomércio, que se estende ao longo do ano, o presidente Hercílio anunciou que a Carreta MedSesc de Oftalmologia estará em Valadares de 19 de março a 27 de abril, com a realização de 600 consultas gratuitas. Já o Minas ao Luar, evento cultural consagrado, se apresenta no Município no dia 5 de outubro. “Muitas outras ações estão por vir. Aguardem”.

Memórias que o tempo não apaga

No ano de 1979, a frase do cientista Albert Einstein “O impossível existe até quando alguém duvide dele e prove o contrário” definiria bem o momento que um grupo de empresários do comércio estava prestes a viver. Neste ano, mais precisamente, no dia 13 de fevereiro, a classe patronal foi beneficiada com a instalação do Sindicato do Comércio Varejista, fruto de um trabalho árduo e visionário dos membros fundadores: Adailson   Cunha   de Magalhães, Alberto Mirahí, Célio Coutinho Sebastião Monteiro dos Reis, Célio Rodrigues Coelho, Elifas Levi de Assis, Geraldo Alberto da Silva, Hercílio Araújo Diniz, Irani de   Paula   Vargas, Nilson Persiano Schamache, Romualdo Ferreira Ramos, Santana Pinto Sobrinho, Silvério Chaves, Turíbio Coelho Leal e Waldeck Martins.

O Sindicato surgiu a partir de uma necessidade de se obter uma entidade de classe que pudesse representar com legitimidade a classe patronal em seus direitos e interesses coletivos. O que isso significou? Uma defesa e representação in loco, já que  até o momento, era necessário recorrer apenas à Federação do Comércio, com sede em Belo Horizonte.

Com a missão de orientar, defender, representar e fomentar o comércio local, a entidade vem trabalhando pela união e desenvolvimento da classe. Junto aos empresários, o Sindicato contribui com o conhecimento e a atualização dos empresários,  através  de  palestras,  seminários,  orientações  técnicas, jurídicas, administrativas e tributárias. Além disso, participa ativamente de reuniões com o Poder Público e com a comunidade, contribuindo com ideias e informações, gerando desenvolvimento local integrado e sustentável.

Se a entidade permanece forte e atuante até hoje é graças a condução dos gestores que passaram pela entidade, são eles: Romualdo Ferreira Ramos ( em memória), Dalmy de Paula Costa, Antônio Coelho dos Santos Junior, José Bosco dos Santos Costa, João Emídio Rodrigues Coelho, Helton Coelho Diniz e Hercílio Coelho Diniz (desde 2010).

O empresário do ramo de Pneus, Dalmy de Paula Costa, presidente de 1985 a 1988; de 1991 a 1997, diz quem viveu momentos difíceis com o Sindicato dos Empregados, pois eles confundiam conquistas trabalhistas, com privilégios trabalhistas. “No que se referem às conquistas, nunca me preocupei em grandes feitos. Sempre me cuidei em dar condições ao empresário de desenvolver o seu estabelecimento com o mínimo de problema possível, então, focamos nas realizações de reuniões com os comerciantes para orientações. O que me fez assumir a causa foi o desejo de ajudar as empresas a enfrentarem as dificuldades do dia a dia, inclusive, na área trabalhista”, relata.

Anos atuais

A diretoria é hoje composta pelos empresários do Comércio Varejista e Atacadista de bens e serviços: Diretoria Administrativa: Hercílio Coelho Diniz, Weber Duarte Andrade, Walter Vilela Filho, Alex Sandro Coelho Diniz, Marcone Aparecido Nunes de Miranda, André Luiz Coelho Diniz. Conselho Fiscal: Valter Luis Machado da Silva, Oldair Martins Soares Filho, Osmar Soares Neves, Angelo Coelho dos Santos, Evandro Chaves Teixeira e Walter de Albuquerque.

Para Hercílio Coelho Diniz, o cargo de presidente do Sindicomércio é considerado uma responsabilidade, não uma honraria. “Enquanto dirigente sindical, meu objetivo é fomentar o desenvolvimento e longevidade das empresas. Das conquistas desta gestão, destaco o fortalecimento do Sistema Fecomércio MG no município, tornando os serviços do Sesc e Senac mais acessíveis aos empresários, como é o caso da vinda das Carretas OdontoSESC (atendimento gratuito na área odontológica), Sesc Saúde Mulher (realização de mamografias, ultrassons e preventivos gratuitos), MedSesc Oftalmologia, Projeto Minas ao Luar e da retomada do Encontro e Concurso de Vendedor. Destaco ainda a extensão da base junto ao Ministério do Trabalho, passando a representar as empresas do Comércio de Bens e Serviços, já que até então, o Sindicomércio atuava somente com os varejistas”.

Diretor do Sindicomércio há mais de 20 anos, Weber Duarte Andrade destaca que a entidade, no passado, era focada somente nas negociações coletivas de trabalho. “Hoje, percebo, que a presença do Sindicomércio na sociedade é ampla. Estamos presentes em vários conselhos e comissões; somos sempre chamados para os eventos. A entidade adquiriu o seu espaço e é respeitada por isso”, destaca, ressaltando que percebe que, infelizmente, ainda há um desinteresse da classe e que fortalecer essa união ainda é preciso.

O empresário Ruy Maurício de Paula Barbosa começou a participar efetivamente das reuniões do Sindicomércio em 2017 e diz que ficou surpreso com a magnitude da entidade. “Ao participar das reuniões de pauta do nosso sindicato que até então não conhecia, fui surpreendido com o comprometimento que esta entidade cuidava de verdade do nosso comércio. Presidência, diretoria e gerência, ativos, honestos e perspicazes, que tratavam de assuntos que jamais imaginava que se discutia para fechar uma convenção coletiva de trabalho, por exemplo. Vi agora, que sua discreta, porém, forte presença durante esses 40 anos lutando de forma efetiva por nossas lojas, fez do Sindicomércio um dos poucos sindicatos fortes, verdadeiros e realmente comprometido com os interesses dos empresários de nossa cidade”.

Publicado em: 13/02/2019