Redução de endividados e inadimplentes

O percentual de famílias com algum tipo de dívida caiu de 62,5%, em 2013, para 61,9% em 2014. É o que revela o estudo Perfil do Endividamento das Famílias Brasileiras, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O percentual de famílias inadimplentes recuou de 21,2%, em 2013, para 19,4%, no ano seguinte. Já a proporção de famílias sem condições de pagar as dívidas em atraso registrou 6,3%, outro dado que atingiu o menor patamar da pesquisa. Ainda segundo o estudo, o percentual da renda das famílias endividadas chegou a 30,4% em 2014, ante os 29,4% do ano anterior.

Para o economista da Fecomércio MG Caio Gonçalves, o perfil para as famílias brasileiras é semelhante ao traçado pelas pesquisas da área de Estudos Econômicos da Federação, sobre as famílias de Belo Horizonte. Os indicadores calculados pelas sondagens na capital mineira mostraram que o endividamento médio das famílias diminuiu de 53,1%, em 2013, para 50,9% em 2014. Enquanto a inadimplência média apresentou um leve aumento variando de 4,5%, em 2013, para 4,6% em 2014.

Fonte: Fecomércio MG

Publicado em: 21/01/2015