No dia 18 de abril, mais de 120 empresários e vendedores de Governador Valadares aprenderam a desvendar o universo feminino, preparando-se para a segunda melhor data da segunda melhor data festiva do comércio varejista, o Dia das Mães.
A palestra “Mercado Feminino: como elas preferem comprar” foi realizada no auditório do Senac e contou com a participação do Diretor da Unidade, Luiz Argolo, além dos diretores do Sindicomércio, José Bosco dos Santos Costa, Frederico de Paula e Ruber Castro Barbosa.
A palestra foi ministrada pela produtora editorial Priscila Coelho, co-fundadora de uma empresa especializada em Design e Comunicação com inspirações criativas para o mercado feminino. Na ocasião, a palestrante chamou atenção dos participantes para a importância de se conhecer o que vende, com sensibilidade para identificar os clientes.
De acordo com ela, o cliente não é só um consumidor, ele é uma pessoa, que possui sentimentos. “Por isso, é importante manter o foco na venda, mas sem perder de vista um atendimento atencioso, principalmente quando se trata em vender para mulher”.
Para Priscila, toda mulher adora bem estar e saúde, portanto, uma boa dica para este Dia das Mães é proporcionar esta integração no comércio. “Um bom exemplo é fazer parceria com salões de beleza e levar o serviço para as lojas. Isso reuniria um maior número de amigas/consumidoras, já que as mulheres compram mais quando estão juntas, do que quando estão acompanhadas dos namorados ou maridos”, diz.
Ao final da palestra, um questionamento foi respondido: o que querem as mulheres? Segundo a palestrante, o cérebro feminino ama autenticidade, compreensão, atenção e um discurso honesto e direto. “A mulher percebe expressão facial e até mesmo tom de voz. Então, a sensibilidade do vendedor para compreender essas características poderá fazer a diferença”.
A funcionária da Loja Ananda, Camila Cristina Ferreira Soares, considerou a palestra interessante, cujo conteúdo já poderá ser colocado em prática neste Dia das Mães. Já para o empresário Frederico de Paula, a palestra serviu para que a empresa se atenha aos detalhes. “São dicas práticas que podemos aplicar na loja. Momentos como esse são importantes para conhecermos outras realidades, mas que podem ser adaptadas e aplicadas na rotina da empresa”.