Pesquisa sobre o Índice de Confiança Empresarial de Gov. Valadares

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com apoio do Sindicomércio Governador Valadares, revelou o Índice de Confiança Empresarial da cidade para os próximos três meses.

A pesquisa tem o objetivo de mapear os níveis de atividade do setor e as expectativas do empresariado para a economia local, tendo como áreas analisadas: Vendas, Inadimplência, Expectativa sobre o segmento empresarial, Expectativas de investimento, Novas contratações, Expectativa sobre a economia e Confiança no Governo local.

Para alcançar os resultados, foram ouvidas 60 empresas da cidade. O levantamento das informações aconteceu durante todo o mês de maio e tomou por base as atividades econômicas dos últimos 30 dias até a realização da pesquisa.

De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) local foi calculado em 82, o que significa um empresariado “pouco confiante no desenvolvimento da economia do município, tanto atualmente, quanto para os próximos três meses”.

No entanto, em relação ao estado atual da economia de Governador Valadares a maioria (46%) considera a economia Estável, o que pode ser considerado uma retomada de ânimo; 33% consideram Desacelerada, e 21% analisam como Aquecida. Sobre a Expectativa de Trajetória Futura da economia local para os próximos três meses, 64% dos empresários avaliam que se manterá Estável, 23% pensam que a economia de Valadares vai Desacelerar e 13% acreditam que vai Aquecer.

Sobre as Vendas atuais, 46% dos entrevistados consideram Boas, 34% acham que está Normal, e 20% consideram Ruins. Em relação às Expectativas de vendas futuras (para os próximos três meses), 46% estão otimistas e acreditam que vão Aumentar, 34% pensam que vão Estabilizar, e 20% acreditam que as vendas irão reduzir.

Em relação à Inadimplência Atual, 44% informaram que este quadro se Estabilizou, 38% das empresas disseram que Aumentou, 18% perceberam uma Redução. Sobre a Inadimplência Futura (expectativa para os próximos três meses), 57% dos comerciantes acreditam que o número de devedores vai permanecer Estável, 23% acreditam que vai Reduzir, 20% dos entrevistados acha que vai Aumentar.

Perguntados se fizeram algum investimento, 59% dos empresários  disseram que Não, contra 41% que disseram ter feito algum investimento no comércio. Sobre Investimentos nos próximos três meses, 85% disseram que Não vão fazer, 15% pretendem investir no negócio. Com relação à mão de obra, os empresários demonstraram uma postura mais cautelosa, já que apenas 34% realizaram contratações.

De acordo com o professor do Departamento de Economia da UFJF, Luckas Sabioni Lopes, a confiança empresarial vem melhorando gradativamente na cidade. “As vendas dão sinal de recuperação e a inadimplência reduziu no período de janeiro a maio deste ano. Ademais, a economia local e os diversos segmentos produtivos parecem aquecer aos poucos. O grande problema levantado pela pesquisa reside na baixa intenção de realizar novos investimentos e contratações. Contudo, à medida que o contexto econômico favorável se consolidar, tais indicadores irão responder positivamente."

Para o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, o otimismo com as vendas futuras é um bom sinal. “A retomada do crescimento do país passa também pelo aumento da confiança dos empresários, e através desta pesquisa, é possível verificar que, aos poucos, a classe empresarial está retomando o otimismo nos negócios. Caberá a cada empresário a adoção de estratégias individuais para alavancar ainda mais os seus negócios”, destaca.

Publicado em: 10/06/2016