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Páscoa promete intensificar as vendas do comércio varejista





A Páscoa é um momento de reflexão e celebração da Ressureição de Jesus Cristo. Além da importância religiosa, a data representa um período de intensificação do comércio para o segmento alimentício, especialmente nas linhas de chocolates, peixarias e guloseimas, cujo o foco principal é o público infantil e jovem. Para avaliar a intenção de consumo e orientar os empresários do setor com relação ao período, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa* em Belo Horizonte, que apontou como as lojas devem se preparar para a data e a pretensão de compra do consumidor.  


Expectativa dos Empresários


A Páscoa gera um impacto positivo para 28,6% das empresas do comércio varejista de produtos alimentícios. O impacto ocorre, principalmente, nos segmentos: Hipermercados e Supermercados (51,7%); Açougues e Peixarias (43,6%); Produtos de Padaria, Laticínio, Doces, Balas e Semelhantes (27,3%); Hortifrutigranjeiros (21,1%); Bebidas (20,5%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (19,3%).


Entre as empresas que são impactadas pela data na cidade, 74,2 % acreditam que as vendas este ano serão iguais ou melhores que as do ano passado. Os principais motivos apontados para expectativa por esses resultados são a reação do comércio (28,6%); a realização de ações promocionais na loja (20,2%); o valor efetivo da data (11,4%); outros motivos (11,4%); a visibilidade da loja (8,6%); e novos produtos (5,7%).


 Para melhorar as vendas no período,  os empresários entrevistados pretendem utilizar ações como promoções e liquidações para atrair o consumidor (35%); investir em propaganda e melhorar a visibilidade da loja (28,%); oferecer um atendimento diferenciado (23,3%); diversificar o mix de produtos investindo em itens alternativos ao chocolate (15,5%); investir em brindes, capacitação de funcionários, formas de pagamento ou outras ações (9,8%).


Intenção de Consumo


Nesta Páscoa, 48,8% dos entrevistados pretendem presentear, percentual semelhante a intenção de compra observada no ano passado. Os presentes, serão na maioria dos casos chocolates e doces (92,7%). Na lista de produtos mais procurados estão: chocolates, em geral, industrializados (57,3%); Ovos de Páscoa Industrializados (45,8%); e os chocolates ou Ovos de Páscoa Artesanais (4,2%). Os principais estímulos para os consumidores irem às compras são as Promoções (68,6%); Preço Reduzido (28,2%); Atendimento Diferenciado (13,3%); Variedade de Marcas e Produtos (12,2%); Facilidade de Pagamento (2,7%); Visibilidade da Loja (2,1%); Outros (1,5%).


O Sindicomércio Governador Valadares orienta os empresários a combinar estratégias para estimular o consumidor a presentear na data. Mesmo que a recuperação do mercado ainda esteja lenta já é possível perceber um otimismo do comércio. Cabe ao empresário saber aproveitar essa oportunidade e investir em estratégias, tais como: condições atrativas de pagamento, promoções, atendimento de qualidade, e assim conquistar a segurança que o consumidor procura para presentear.


 

* Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, ultrapassando a margem total de 100%.

 



Publicado em: 11/04/2017


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