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Liquidações em janeiro são oportunidades para adaptar estoque




 

As tradicionais liquidações realizadas nos meses de janeiro são uma forma de o varejista ajustar seu estoque e começar um novo ano com uma melhor gestão dos produtos armazenados. Se, por um lado, o consumidor já espera por promoções após o Natal, por outro, o empresário tem a oportunidade de iniciar 2019 com um planejamento financeiro mais eficiente. Isso porque o estoque em desequilíbrio afeta diretamente o capital de giro empresarial.

 

Tipos de produtos

O tipo do produto vendido é relevante para definir se haverá liquidações em janeiro. Se os produtos são perecíveis (especialmente os natalinos, como alimentos típicos), as liquidações são obrigatórias pois a demanda após o Natal cai drasticamente. No caso de itens não perecíveis (até os sazonais como enfeites), as promoções podem ser menos agressivas ou nem serem feitas. O lojista precisa avaliar se haverá custo adicional em estocar as mercadorias até o próximo ciclo de vendas ou se há urgência em aumentar o capital de giro.

 

Outro fator é ter planejado o estoque para o período com antecedência, porque entrar num novo ano com estoques exagerados aumenta a necessidade de caixa e/ou de se livrar de um estoque, o que tende a elevar os descontos oferecidos aos consumidores.

 

Os segmentos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos e vestuário também costumam aderir as promoções depois das festas de fim de ano para ajustar os estoques e abrir espaço aos novos produtos a serem lançados.

 

Atraindo novos consumidores

Segundo o Departamento de Economia da Fecomércio MG, essas ações promocionais no início de cada ano, visam suprir uma necessidade influenciada pela sazonalidade. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, janeiro e fevereiro apresentam dados mais tímidos de vendas, isso porque grande parte da renda familiar disponível é direcionada a outros compromissos financeiros típicos do período, como é o caso dos impostos (IPVA, IPTU, seguro e licenciamento), dos compromissos escolares (matrículas, materiais) e da regularização de compromissos financeiros adquiridos no período natalino (pagamento de faturas de cartão de crédito, parcelas, etc). Com isso, uma parte bastante diminuta da renda das famílias é direcionada às compras no varejo.


Nesse sentido, as ações promocionais – notadamente as liquidações – são ações que visam captar a atenção e disponibilidade orçamentária dos consumidores. O momento também é uma oportunidade para o comerciante girar o estoque, uma vez que a liquidação serve para acabar com o estoque e usar o novo capital proveniente disso para a aquisição de novos produtos.

 

Atenção

É compreensível que, após alguns anos de uma crise que afetou todo o varejo, muitas empresas tenham urgências financeiras que levem a decisões extremas. Mas usar automaticamente a tática de liquidações, saldões e promoções sem um mínimo planejamento pode ser prejudicial à empresa.

 

Não é recomendável a realização de promoções indiscriminadamente, pois isso induz o consumidor a apenas comprar quando ocorrem promoções e prejudica a imagem da empresa, colocando em dúvida se os produtos estão realmente com desconto ou se as promoções na verdade são o dia a dia da empresa. As épocas propícias para esses eventos não devem coincidir com o momento em que o consumidor está com maior folga no orçamento, ou seja, nos dias de pagamento em cada mês. Existem promoções de Natal feitas com muita antecedência e essa estratégia reduz as margens das empresas justamente nos melhores momentos do ano para o varejo.

 

Fonte: Informações da CNC e Fecomércio MG

Foto: Pixabey



Publicado em: 10/01/2019


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