NOTÍCIAS

Expectativas positivas para o Natal


Empresários estão com expectativas positivas para as vendas de Natal



Em um ano em que o comércio vendeu abaixo do esperado e os consumidores estiveram desestimulados a comprar devido à situação econômica do país, a chegada do Natal para os empresários é a oportunidade de recuperar o investimento ao longo do ano. Considerada a data mais rentável do comércio varejista, tendo o poder de movimentar a economia do país, o Natal é a data oportuna para potencializar a corrente de compras do comércio de bens, serviços e turismo.

Uma pesquisa realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, entrevistou 383 empresários da capital mineira com objetivo de sondar as expectativas de vendas para a maior data do comércio varejista, o Natal. Segundo o estudo, 41,0% dos empresários entrevistados estão com expectativas positivas em relação ao ano anterior, 35,5% acreditam que as vendas serão iguais e 23,5% esperam vendas péssimas.
 
A pesquisa apurou ainda os principais produtos que os empresários acreditam que os consumidores pretendem comprar neste Natal. Na lista, as Roupas ganharam destaque como primeira opção para (25,4%) dos entrevistados. Na sequência osSmarthphones (19,6%); Calçados (10,5%); Eletrônicos (7,9%); Telefones Celulares (6,5%); Computadores ou Notebook (3,5%); Brinquedos (3,5%); Eletrodomésticos (3,0%) e Outros (20,2%). De acordo com a Pesquisa, as pretensões de compra mudaram em relação ao ano passado. Este ano os empresários acreditam que os consumidores vão procurar produtos mais em conta e de maior necessidade.
 
Em relação ao planejamento para a realização das compras, o levantamento apontou que 54,7% dos empresários acreditam que o consumidor irá se planejar para ir às compras. Diante disso, algumas situações influenciam nesta escolha: os preços menores (41,9%); Bom atendimento (24,4%); Facilidade do crédito (13,8%);  Prazo (10,3%); Qualidade dos produtos (7,2%) e Outros (2,4%). Como forma de pagamento, os empresários apontam que os clientes deverão optar pelo parcelamento no cartão de crédito.
 
Para o presidente do Sindicomércio de Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, o período natalino é conhecido por movimentar praticamente todos os segmentos da economia. “No Natal, é comum que o consumidor direcione seus gastos para os mais variados bens e serviços. Dessa forma, é importante que os empresários invistam na criatividade e adotem estratégias de vendas, que garantam diferenciais competitivos. Apostar em uma vitrine bem trabalhada, um mix diversificado de produtos e promoções, são ações excelentes para a otimização dos resultados”, ressalta.
 
De acordo com o coordenador de Marketing da Fecomércio MG, José Resende, é necessário utilizar estratégias para fazer a diferença neste Natal. “Tenha sempre uma estratégia diferenciada de vendas e pós-vendas. O marketing vai além de um bonito enfeite de natal. As pessoas precisam sentir-se “envolvidas” pela sua ideia”. Para ele, é de grande importância uma equipe bem preparada. “Treine e prepare a sua equipe. Envolva seu funcionário. Hoje não basta “vestir a camisa da empresa”. Isso se tornou praticamente um clichê ultrapassado. O funcionário tem que gostar da empresa em que trabalha”, esclarece.
 
  •        HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL
Com o intuito de movimentar as vendas no período natalino e ainda oferecer mais comodidade aos consumidores, o Sindicomércio, com apoio da CDL GV, definiu um horário em caráter de sugestão ao comércio.
 
13 de dezembro (Sábado) – 9h às 16h
15 a 19 de dezembro (Segunda a Sexta) – 9h às 20h
20 (Sábado) – 9h às 18h
22 (Segunda) – 9h às 20h
23 (Terça) – 9h às 22h
24 (Quarta) – 9h às 18h.
 
Vale lembrar que conforme regulamentado na atual Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 firmada entre o Sindicomércio com o Sindicato dos Empregados no Comércio (SECOM), no domingo que antecede o Natal, sendo neste ano o dia 21 de dezembro, é permitido o funcionamento a todos os setores do comércio, desde que funcionem das 8h às 14h, com exceção de Drogarias e Farmácias, que possuem autorização para trabalhar. Poderão ainda funcionar os estabelecimentos de Farmácias e Drogarias, que funcionam em regime de plantão e obedecem a lei Federal n° 5.991/73, artigo 56, sendo autorizado o funcionamento de 8h às 22h.
 
 
Com informações da Fecomércio MG
 



Publicado em: 28/11/2014


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete