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Expectativas positivas para a Páscoa




A Páscoa se aproxima, abrindo o calendário de datas comemorativas do varejo. A data tem forte apelo comercial para o segmento alimentício, especialmente nas linhas de chocolates, peixaria e guloseimas, cujo foco principal é o público infantil e jovem, movimentando ainda os artigos religiosos.

Em 2013, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio), as expectativas são otimistas, contudo, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), Hercílio Araújo Diniz Filho, isso não dispensa que os empresários reforcem as estratégias de vendas, que garantam diferenciais competitivos.
 
Subdivididas em supermercados, lojas especializadas, perfumarias, livrarias e lojas de departamento, a pesquisa ouviu 82 lojistas da capital mineira entre 19 e 21 de fevereiro deste ano. Questionados sobre o impacto da Páscoa nos negócios, 94,9% informaram que serão afetados positivamente e apenas 5,1% disseram o contrário.
 
Sobre as expectativas das vendas para a data em relação ao ano de 2012, 72,6% acreditam que serão melhores; 18,9% informaram que devem ser iguais ao ano passado; e apenas 8,4% acreditam que as vendas serão piores.
 
Referente às estratégias para incrementar as vendas este ano, os citados foram: Promoção (27%), Diversificação do mix de produtos (26,3%), Vitrine (23%), Qualidade no atendimento (14,5%), Redução nos preços dos produtos (7,2%), Contratação de funcionários temporários (1,3%) e Oferta de produtos alternativos ao chocolate (0,7%).

Já em relação ao principal fator que pode levar o consumidor às compras nesta Páscoa, foram destacados: a comemoração da data em si (56,9%); novos produtos (22%), crédito facilitado e prazos dilatados (8,3%), produtos importados mais baratos (5,5%), confiança do consumidor em alta (5,5%) e a data da Páscoa ficar distante do Dia das Mães (1,8%).    

Fonte: Fecomércio MG

 



Publicado em: 12/03/2013


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