Com a proximidade do Dia dos Namorados, 12 de junho, os empresários estão cada dia mais otimistas. A data é evidenciada por estratégias que sensibilizam consumidores de diversas faixas de idade e renda, movimentando os negócios de artigos masculinos e femininos, tais como: vestuário, calçados, adornos pessoais e decoração, joalherias, floriculturas, perfumaria, tendo este ano o diferencial da proximidade com a abertura dos Jogos da Copa.
Este ano, os lojistas têm a opção de apostarem na tática de oferecer produtos verde-amarelos como presentes, mas também podem optar por descolar um evento do outro e faturar ainda mais com as duas datas. Para o presidente da CDL GV, Dênis Ribeiro Leite, esta estratégia, deverá ficar a critério de cada empresário. “Com esta sugestão de antecipação, o nosso objetivo é provocar um maior aquecimento nas vendas. A expectativa é que a Copa ajude a alavancar as vendas, mas se os consumidores deixarem para a última hora, pode acabar prejudicando. Por isso, prepare sua equipe, antecipe as promoções, enfeite sua vitrine para atrair o consumidor para as compras o quanto antes. Vamos deixar o dia 12 só para que eles comprem produtos para torcerem pela seleção, e depois do jogo aproveitem o Dia dos Namorados para comemorar com a pessoa amada”, aconselha o presidente da CDL GV.
Para o presidente do Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), Hercílio Araújo Diniz Filho, o Dia dos Namorados tem seu impacto diferenciado, de acordo com o público-alvo e com o período de lançamentos. “Nesta época, há uma movimentação do comércio de itens masculinos e femininos, realização de promoções e kits temáticos, coincidindo com os lançamentos de outono e inverno, tornando as vendas mais aquecidas, ratificando o Dia dos Namorados como a terceira melhor data no calendário do comércio. A expectativa é que este ano os Jogos da Copa estimulem ainda mais as vendas e a criatividade dos enamorados ao presentear”, esclarece.
Horário Especial – Dia dos Namorados
Para que os namorados não fiquem envolvidos somente com a abertura da Copa do Mundo, a sugestão do Sindicomércio e CDL GV é que lojistas e consumidores se programem para antecipação das vendas e compras. Para isso, o Sindicomércio, com o apoio da CDL GV, estabeleceram o horário especial para o Dia dos Namorados, em caráter de sugestão aos empresários.
Confira:
7 de junho (sábado) – 9h às 16h
9 de junho (segunda-feira) – 9h às 20h
10 de junho (terça-feira) – 9h às 20h
11 de junho (quarta-feira) - 9h às 20h
Vale lembrar que conforme regulamentado na atual Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 firmada entre o Sindicomércio com o Sindicato dos Empregados no Comércio (SECOM), no domingo que antecede o Dia dos Namorados, sendo este ano o dia 8 de junho, é permitida a abertura do comércio em geral, condicionado ao funcionamento de 8h às 14h.
Pesquisa Fecomércio MG
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fecomércio Minas, com 277 lojistas da capital mineira, 69,3% dos entrevistados apostam que as vendas do Dia dos Namorados em 2014 serão melhores que as realizadas em 2013, 24,2% adotam uma postura mais conservadora e acreditam que serão iguais e apenas 6,5% consideram que serão piores.
Nesses dias que antecedem à data, os lojistas pretendem adotar medidas para incentivar as vendas, sendo as mais citadas: Preços Promocionais (35,5%), Vitrine bem decorada (27,5%) e a Diversificação do Mix de produtos (26,6%).