NOTÍCIAS

Expectativas para o Dia das Crianças


Consumidores estão mais cautelosos este ano



O Dia das Crianças está chegando, impulsionado pelo forte apelo emocional, a data festiva comemorada no dia 12 de outubro, é a oportunidade dos empresários - mesmo com o clima de cautela dos consumidores - impulsionar as vendas e aquecer o comércio varejista de Governador Valadares.

De acordo com uma pesquisa realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com 244 empresários da capital mineira, devido ao cenário econômico instável e de retração no comércio, o desestímulo dos consumidores em ir às compras provocou nos empresários do comércio uma postura mais realista em relação às expectativas de vendas para a data. Para 36,6% dos entrevistados, as vendas serão piores em relação ao ano passado, 35,1% iguais e 28,9% estão otimistas e acreditam em vendas melhores.
 
Em contrapartida, o estudo apurou que 72,5% irão adotar estratégias para incrementar as vendas, o que prova que apesar do cenário macroeconômico não estar favorável, individualmente, os empresários vão fazer a sua parte.
 
As principais medidas citadas foram: Preços Promocionais (47,3%); Visibilidade da Loja ou Vitrine (19,6%); Brindes/Kits para data (8,4%); Atendimento Diferenciado (7,6%); Uso de Propagandas/ Mala Direta (6,9%); Diversidade do Mix de Produtos (5,1%); Outros (3,3%) e Crédito Facilitado (1,8%).
 
Para compreender a postura que os consumidores pretendem adotar neste Dia das Crianças, a Fecomércio ouviu ainda 393 consumidores da capital, que demonstraram estar atentos à economia e conscientes da importância de poupar dinheiro, mas que também pretendem ir às compras, mesmo que gastando menos em relação ao ano passado.
 
Este ano, dentre os principais produtos que os consumidores pretendem comprar estão os Brinquedos, como primeira opção (38,1%); Roupas (24,7%); Calçados (14,8%); Eletroeletrônicos (9,9%); Livros (4,5%); Chocolates (3,6%); Telefone Celular (2,2%) e Outros (2,2%). As formas de pagamento serão à vista (40,5%); à vista no débito (28,9%); Cartão de Crédito Parcelado (18,9%); Cartão de Crédito com apenas uma parcela (11,6%).
 
Para o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, é de fundamental importância que as empresas utilizem estratégias para fazer a diferença neste feriado e aquecer o comércio na cidade. “Para aproveitar as oportunidades de negócios geradas pela data, é importante para o empresário investir na criatividade e adotar estratégias de vendas, que garantam diferenciais na concorrência. Apostar em promoções, publicidades, um mix diversificado de produtos e um bom atendimento são estratégias eficazes para atrair o consumidor”, ressalta. 



Publicado em: 02/10/2015


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete