NOTÍCIAS

Expectativa do comércio Dia dos Pais




O Dia dos Pais se aproxima e o comércio se encontra a todo vapor com as vitrines repletas de sugestões de presentes e promoções. A comemoração ocorre no segundo domingo do mês de agosto e o apelo emocional, coincidindo com as liquidações de inverno, estimula os consumidores a ir às compras.

Uma pesquisa realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, entrevistou 240 empresários da capital mineira com objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia dos Pais. Segundo o estudo, 80% dos empresários entrevistados estão com expectativas positivas e estimam vendas em até 20% melhores em relação ao ano passado. 
 
De acordo com a Pesquisa, os empresários acreditam que os principais fatores que irão estimular os consumidores a irem às compras é o forte apelo emocional da data (34,3%); Os menores Preços (28,0%); Promoções de Estímulos/Kits (18,0%); Novos Produtos ou Estoque Diversificado (10,4%) e Outros (8,9%).
 
A pesquisa apurou ainda quais as principais estratégias que os empresários pretendem colocar em prática para incrementar as vendas. Na lista, as Promoções estão em primeiro lugar para (56,2%) dos entrevistados. Na sequência, a Visibilidade da Loja (16,6%); Crédito Facilitado a Prazo (7,3%); Descontos em Produtos Específicos (6,0%); Brindes (5,4%); Diversificação do Mix de Produtos (2,7%); Ações de Mídia (2,4%) e Outros (3,3%).
 
Para ter em mente o provável comportamento do consumidor no Dia dos Pais, data que abre o calendário do comércio no segundo semestre do ano, a Fecomércio realizou uma pesquisa com 380 consumidores da capital, mas que pode ser refletida no interior e apontou que o consumidor está cauteloso e irá se planejar para ir às compras. No que se refere aos gastos do presente em relação ao ano passado, (50%) pretende gastar o mesmo valor; (14,7%) irá comprar presente mais caro e (35,3%) não irá gastar mais do que o ano anterior.
 
De acordo com a pesquisa foi apurado os principais produtos que os entrevistados pretendem comprar para os Pais. As Roupas ganharam destaque como primeira opção para (47,6 %); Calçados (16,5%); Perfumes (9,1%); Eletrodomésticos e Eletrônicos (6,1%); Telefone Celular (4,9%); Material Esportivo (4,3%); Livros (3,7%); Acessórios (2,4%) e Outros (4,8%).
 
Ainda segundo pesquisa, como forma de pagamento, (33,3%) dos entrevistados irão optar pelo pagamento à vista no cartão de débito; (29,4%) à vista no dinheiro; (19,8%) parcelamento no cartão de crédito; (16,9%) apenas uma parcela no cartão de crédito. Sobre os principais estímulos para ir às compras estão: Promoções (35,1%); Preços Baixos (28,9%); Necessidade de um Produto (23,2%); Gosta de Presentear (5,3%); Condições de Crédito (4,4%) e Outros (3,1%).
 
Para o Sindicomércio Governador Valadares, é necessário utilizar estratégias a favor da empresa para gerar oportunidades de alavancar as vendas. É importante que os empresários invistam na criatividade e adotem estratégias de vendas, que garantam diferenciais no mercado. Aposte em uma vitrine decorada para receber o cliente, uma diversificação dos produtos e promoções são ações excelentes para ter resultados positivos.
 
 
Fonte: Com informações da Fecomércio MG



Publicado em: 05/08/2015


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete