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Estratégias para vender mais em 2017




 

Além da crise que assola o mercado nesses últimos anos, a mudança no comportamento do consumidor e nas condições de mercado estão tornando cada vez maiores os obstáculos para aumentar o retorno dos negócios. A modernização dos serviços apresentam um novo nível de competição no orçamento dos consumidores. E esses consumidores também transitam cada vez mais no mundo virtual, dominado pelos e-commerces, que contam com uma vantagem competitiva gigantesca: a de conseguir concretizar "vendas por impulso" com uma facilidade imbatível.

 

O desafio está lançado para quem atua no mundo físico, que precisa se reinventar, se modernizando e competindo com o mundo virtual no mesmo nível: com marketing digital, conhecimento impecável sobre os hábitos de consumo do cliente e um canal de comunicação de alta eficiência. Isso, somado aos diferenciais que só o mundo físico oferece, como um atendimento de primeira, e uma experiência fora da curva, vai fazer seu negócio sair na frente. Mas afinal, como usar as armas modernas de marketing para faturar mais e estar à frente da concorrência? A partir da nossa experiência no setor e reconhecendo as fraquezas dos donos desses estabelecimentos, separei sete dicas para ajudar os empreendedores a faturar mais, todos os dias:

 

 1.Tenha uma presença virtual

 

Seu cliente não está mais só na rua, no shopping, no trabalho ou em casa. Na verdade, desde a revolução dos smartphones, mesmo quando alguém está em algum lugar isso não significa que está lá de corpo e alma. É preciso, portanto, transitar bem pelos dois meios: o físico e o virtual. Você precisa ter uma presença virtual nos pontos mais importantes da jornada do seu cliente: quando ele está procurando por você ou quando ele está decidindo aonde ir.

 

2.Mantenha um banco de dados atualizado dos seus principais clientes

 

Já é um fato conhecido que conquistar um novo cliente é pelo menos 5x mais caro do que trazer um cliente de volta. Se você não está cadastrando seus clientes ou mantendo o seu banco de dados de clientes atualizado, não tem como "trazer clientes de volta”. Na prática, você está queimando dinheiro, como a maioria dos negócios de varejo físico do mundo. Saia na frente da sua concorrência e cadastre seus clientes de forma simples, de maneira a criar um canal de comunicação direto e ativo com eles. Com o dinheiro que você economizar em mídia, aproveite para criar novas campanhas ou premiar seus clientes mais frequentes, algo que vai turbinar ainda mais suas vendas!

 

3. Use o poder de conversão da mídia física para construir sua base de clientes

 

A mídia física ainda tem algumas vantagens sobre a mídia online, e você deve utilizá-las a seu favor. São elas: o preço (é muito mais barato fazer um cartão/panfleto do que comprar um anúncio online) e a conversão, porque se você estiver no momento certo da tomada de decisão, ela se torna muito maior do que a de qualquer mídia online. No entanto, o canal online deixa a mídia física para trás quando se trata de mensuração de eficiência e na identificação de clientes. Combata isso por meio de códigos promocionais, os quais o consumidor pode ativar na sua loja ou site, após entrar no cadastro de clientes.

 

4.Alavanque-se com o boca-a-boca 2.0

 

Mesmo com tantas formas de mídia de diferentes níveis de eficiência disponíveis hoje no mundo, a melhor de todas disparada é o bom e velho boca-a-boca. Afinal, quem nunca foi visitar algum lugar, alguma loja porque um amigo próximo indicou? Grandes nomes do mercado digital utilizaram essa forma de divulgação para alavancar seu crescimento e o resultado está aí: empresas bilionárias e com crescimento invejável. Pegue carona nessa tendência e faça, também, um programa de indicação de amigos. Dá para usar a estratégia de oferecer desconto para quem indicar um amigo, por exemplo.

 

5.Tenha um programa de fidelidade de baixo custo e alto retorno

 

Fidelidade pode ser um motivo de resultado ou de dor-de-cabeça, dependendo de como você implementá-la. É preciso escolher um método seguro, que dê incentivos que realmente tragam os clientes de volta para a loja e que valorizem aqueles que são fiéis de verdade. Esqueça programas grandes e de alto custo, mire em programas que estejam integrados a sua estratégia de cadastro de clientes e que permitam usar a fidelidade apenas como o "gancho" para manter o canal de comunicação e engajamento dos clientes bem aberto e ativo.

 

6. Conheça quais são as alavancas que modificam o comportamento do seu cliente

 

Para conseguir fazer com que seus clientes frequentem a sua loja é preciso entender quais são os gatilhos que mais funcionam (meio de comunicação, horário, alvo), quais as melhores recompensas (descontos, produtos, experiências especiais etc), como você vai fazer o cliente te dar mais informações para que você aperfeiçoe as interações (investimento) e como isso faz com que esse ciclo se repita. É preciso entender o que realmente mexe com o seu público.

 

7.Faça uma curadoria de jornada

 

Quando você entra em contato com o seu cliente? Só no caixa? Só quando ele vai fazer um pedido? Negativo! Você precisa estar toda hora em contato com o seu cliente: seja no seu site, nas redes sociais, num panfleto que você distribuiu, na fachada da sua loja, em todo lugar! A jornada do cliente vai desde a primeira vez em que ele vê um anúncio que você fez ou que ele ouve alguém falando - bem ou mal - do seu negócio.

 

O mundo digital de hoje nos dá alternativas para enxergarmos se o resultado final que queremos está sendo executado: um bom mecanismo de feedback. Não deixe que seu cliente termine a experiência dele insatisfeito sem você saber. Valorize o feedback do cliente e entenda quais pontos da jornada você precisa melhorar. A palavra final sempre é: conhecimento.


Fonte: Portal Administradores

 



Publicado em: 26/12/2016


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