NOTÍCIAS

Esperança no segundo semestre conquista o empresário




Tão esperado pelos empresários do comércio, o segundo semestre chegou, trazendo mais esperança de vendas para classe, em razão da principal data comemorativa do ano: o Natal, além do Dia dos Pais, Dia das Crianças, além do Black Friday. Para compreender este cenário e auxiliar no planejamento das vendas, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa na capital Belo Horizonte para conhecer as expectativas dos empresários do comércio varejista. Ao todo, foram ouvidas 480 empresas.

 

Os números revelaram que 55,2% dos empresários acreditam que as vendas no segundo semestre serão melhores que as do primeiro semestre. Entre os motivos apontados para acreditarem em vendas melhores estão*: Otimismo/Esperança (56,3%); O 2º semestre ser sempre melhor (13,8%); Mudanças políticas (6,7%); Medidas do Governo (5,9%); Recebimento do 13º salário (5,1%); além de Produtos novos no mercado, Aumento no Fluxo do mercado, Datas comemorativas do semestre, Ações da Loja, Tempo e outros motivos somam juntos 18,1%.

 

Para os empresários, o principal motivo que pode dificultar as vendas no semestre é a Crise econômica (44,4%), seguido de Endividamento do consumidor (17,7%); Preços altos (12,5%); Cautela do consumidor (12,1%); Desemprego (10,1%); Situação política do país, pouco movimento nas lojas, Altas taxas nas operações de crédito, Concorrência acirrada, Impostos, Inflação, Falta de dinheiro e outros motivos somam 18,5%.*

 

Entre as Datas Comemorativas do segundo semestre*, o Natal é a que mais impacta positivamente no comércio (para 44,4% dos entrevistados), seguido do Dia dos Pais (21%); Dia das Crianças (12,1%); Black Friday (9%) e Cyber Monday (1%).

 

As empresas informaram também as ações que vão adotar para aumentar as vendas no período e a principal medida será as Promoções/Liquidações (48,5%), seguida das Ações de mídia/Propaganda (13,8%); Descontos em produtos específicos (10,5%); Visibilidade da loja (7,2%); Atendimento diferenciado (5,6%); Capacitação de funcionários, Diversificação do Mix de produtos, Prazo, Brindes, Reforma da loja, Contratação de empregados temporários, entre outros motivos somam 14,5%.

 

Para o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, o segundo semestre tem um peso muito importante para o comércio e cabe aos empresários se preparem para as Datas Comemorativas. Promoções, dentro da realidade de cada empresa; ações de marketing e um bom atendimento são algumas das medidas imprescindíveis para atrair e fidelizar os clientes. “Mais do que vender os produtos, as lojas devem também ter o cuidado de ‘vender’ a própria imagem. Essa é uma regra básica que não pode ficar em segundo plano”, destaca Hercílio.

 

*Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, o que justifica a diferença com a margem total de 100%.


Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.



Publicado em: 13/07/2016


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete