Entidades reivindicam desenvolvimento

Os representantes das entidades de classe Sindicomércio, CDL, Fiemg e Associação entregaram um dossiê aos deputados pedindo investimentos para a região

A Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV) sediou no dia 14 de junho um encontro entre as entidades de classe do município e deputados da região. Estiveram presentes representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Sindicato do Comércio Varejista de Governador Valadares (Sindicomércio), e a ACE-GV. Os deputados estaduais José Bonifácio Mourão (PSDB), Hélio Gomes (PSD) e o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) ouviram as reivindicações dos empresários.

O presidente da ACE-GV, Edison Gualberto, destacou que é necessário a ação conjunta das classes empresariais e dos representantes políticos para que as ações e projetos a serem implementados no município se efetivem. “O motivo desta reunião é tratar sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento de Governador Valadares. A meta é unir forças e analisar onde estão as necessidade da cidade, para que juntos possamos lutar por demandas mais efetivas. Há esperança no trabalho de cada deputado aqui presente, mas a união de esforços é necessária”, afirmou Gualberto, ressaltando que no tocante ao Produto Interno Bruto, Valadares é a 15ª economia do Estado.

Para a presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Rozâni Maria Rocha de Azevedo, a preocupação das entidades com relação ao desenvolvimento do município é muito grande. Azevedo afirma ainda que a classe empresarial está gritando por socorro. “As entidades estão muito preocupadas e não têm medido esforços para buscar desenvolvimento para Valadares. Uma prova disso foi a criação da Adeleste, que levou três anos para ser criada. Mas o fato é que a classe empresarial está ‘gritando por socorro’, por isso a importância do apoio dos deputados”, reforçou Rozâni.

Embora o presidente do Sindicomércio, Hercílio Diniz Filho, tenha destacado que o município tem tido algumas conquistas, como com a implementação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Hospital Regional, a sensação é que Valadares está estagnada. “Não estamos crescendo ou estamos crescendo muito pouco frente às cidades vizinhas. Estamos passando por uma sensação de perda. Cito como exemplos o Centro de Convenção, a vinda da siderúrgica da Vale, o estádio de futebol, a Aracruz. Nenhum deles foi concretizado. Perda, é esse o sentimento no meio empresarial”, relatou Hercílio, destacando que o Vale do Aço, por fazer parte do Rio Doce, acaba mascarando a realidade do município.

Durante a reunião foram entregues a cada deputado uma pauta de reivindicações elaborada pela Agência de Desenvolvimento do Leste de Minas Gerais (Adeleste) em conjunto com as entidades de classe, detalhando as necessidade do município, além do esclarecimento de dúvidas sobre obras já em execução na cidade, como por exemplo, a duplicação da BR-381, a ampliação do terminal do Aeroporto Regional de Governador Valadares, o Hospital Regional, gás, e a inclusão da região no  Idene.

Com relação ao Hospital Regional, o deputado estadual Hélio Gomes apontou que o mesmo já está sendo realizado. Já com relação ao gás, Gomes ressaltou que como já está implementado no município o gás comprimido, é questão de tempo para que o gasoduto também chegue. Com relação às melhorias do aeroporto, o deputado afirmou que está tudo aprovado e as obras devem se iniciar ainda este ano. Com relação à duplicação 381, destacou que participou de reunião com o engenheiro do Dnit e informou que há a necessidade de nova contagem de tráfico no trecho entre Valadares e Belo Oriente. Segundo ele, “uma ação efetiva dele com o deputado estadual Mourão será realizada, pois eles também são interessados por serem da cidade”, disse o deputado.

O deputado estadual José Bonifácio Mourão enfatizou que a BR 381 é a prioridade número 1 de Valadares. Sobre o Aeroporto, informou que já foram conquistadas várias coisas, como a criação do estacionamento e a ampliação da pista. Entretanto, ressaltou que recentemente houve uma audiência com o secretário-adjunto de Transporte e Obras de Minas Gerais para discutir o assunto. "Foi feito um relatório e encaminhado para a Engesolo, que pediu 30 dias para iniciar as obras. O valor total da obra é de R$ 6,2 milhões, mas só há aprovados R$ 3 milhões. Existem dois caminhos: conseguir completar a verba com a Secretaria da Aviação Civil ou iniciar a obra com o valor que se tem disponível", destacou Mourão, enfatizando que a cidade precisa ter um diferencial competitivo.

O deputado comentou ainda que é difícil atrair indústrias de médio e grande portes para Valadares. "A empresa precisa ter o retorno dos seus trabalhos. Precisamos que Valadares tenha poder competitivo, para competir com Pouso Alegre, Betim e assim por diante. A posição geográfica de Valadares é muito boa. Precisamos melhorar cada vez mais nossa infraestrutura. Com a educação, saúde, segurança funcionando bem", afirmou.

O deputado federal Leonardo Monteiro em seu discurso apontou que trazer coisas para Valadares não é fácil, existem empecilhos de todos os lados. Monteiro destacou que para que haja um desenvolvimento uma das propostas é tornar o Hospital Regional hospital-escola da UFJF. "O Hospital faria um consórcio com parte de recurso federal, parte do Estado e parte do município de Valadares juntamente com os municípios da região", pontuou. Com relação ao Aeroporto, Monteiro afirmou que esteve na última quinta-feira (13) reunido com o presidente da Infraero e que haverá liberação de recurso federal para a reforma do terminal de passageiros. Quanto à BR-381, ele ressaltou que é uma obra que desde o início do mandato tem trabalhado nela. "O motivo por não levar a duplicação até Valadares foi justificado por falta de viabilidade econômica, e o diretor regional do Dnit determinou que será feita uma revisão do trecho", relatou.

Fonte: DRD com informações do Sindicomércio

FOTO: Jack Zalcman