Encerramento de Ciclo – Segs 2013

Autossustentação com produtos e serviços de qualidade para os empresários do comércio de bens, serviços e turismo é o que buscam os sindicatos patronais que, por meio do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), adquiriram experiências e conheceram ferramentas específicas para o alcance desse objetivo. Dos 22 Sindicatos que concluíram o Ciclo, um deles foi o Sindicomércio de Governador Valadares.

No dia 31 de outubro, no Senac em Belo Horizonte, foi realizado o Encontro de Encerramento de Ciclo – Segs 2013, quando representantes de vários sindicatos do comércio receberam o certificado de conclusão do programa. Os presentes tiveram, ainda, a oportunidade de participar da palestra “Formação de Líderes Gerenciais”, ministrada pelo assessor da CNC Leonardo Fonseca. Ao longo da palestra, ele ponderou sobre vários aspectos relevantes sobre liderança, como feedback, comportamento do líder e motivação.

Ao longo dos encontros de 2013, o Segs definiu como foco o tema “Produtos e Serviços”, orientando os sindicatos para o diagnóstico, elaboração de plano de negócios, implementação e gestão do portifólio e, ainda, utilização de técnicas de comercialização. No último encontro, a troca de experiências entre os sindicatos foi, mais uma vez, um ponto relevante para os presentes, proporcionando conhecimento sobre práticas de sucesso adotadas por outras Entidades. Durante sua apresentação, o Sérgio Costa de Paula, executivo do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, ressaltou que a busca pela qualidade e diferencial devem ser constantes. “Não podemos oferecer o que já é ofertado por muitos e para uma multidão. Sempre buscamos produtos e serviços que agreguem valor ao empresário e, com eles, nosso sindicato consegue ser autosustentável”, afirma.

Para a representante do Sindicato do Comércio Varejista de Governador Valadares, Jaqueline Rocha, o Segs é importante ferramenta para desenvolvimento dos processos e da equipe dos sindicatos. “Vamos ampliar os nossos produtos e serviços e, nesse processo, o Segs foi muito útil para aumentar o nosso leque de possibilidades. Como foi dito aqui, não adianta oferecer produtos simples, temos que ter um diferencial”, ressalta.

Resultados

Neste ano, 22 sindicatos concluíram o Ciclo, indicando crescimento na participação em relação a 2012. Outro resultado positivo se refere à participação no Treinamento de Avaliadores, que foi realizado em ambiente virtual – inovação proposta pela CNC – que teve a adesão, em Minas Gerais, de 18 sindicatos.

O Segs é um programa criado pela CNC, e multiplicado na Fecomércio MG por meio do Centro de Desenvolvimento Empresarial e Sindical, com objetivo de incentivar o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos, com base em critérios dos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).

Fonte: Fecomércio MG

Publicado em: 05/11/2013