NOTÍCIAS

Empresários preferem aceitar cartão




O crescente uso do cartão de crédito nas compras parceladas tem sido uma das principais ferramentas dos empresários do comércio para controlar o risco de inadimplência. A pesquisa “Balanço do Crédito do Comércio Varejista de Belo Horizonte”, feita pela Fecomércio MG, aponta que essa forma de pagamento corresponde a 79% das vendas a prazo, em outubro deste ano, abaixo dos 83% de setembro de 2013. Já o cheque pré-datado obteve 12% de aprovação, índice superior ao mês passado (11%).

Evitar a aceitação de cheques é a ação mais comum no comércio, líder, com 87% das respostas, e outras ações inerentes, como o uso do cadastro de clientes (11%). Em contrapartida, há clara preferência dos consumidores para os meios eletrônicos como forma de parcelamento, responsáveis por 85% das transações. Na maioria das vezes, essa escolha é estimulada pelos empresários, principalmente, pela agilidade no momento de pagar a compra.

Segundo o economista da Fecomércio MG Gabriel de Andrade Ivo, o cartão de crédito vem ganhando, cada vez mais, espaço e a aceitação do cheque vem registrando recuo. “O aumento do uso do cartão é uma resposta à evolução cultural e tecnológica dos processos de compra e venda exigidas pelo mercado consumidor mais digitalizado. Já a não aceitação de cheques foi ação mais presente para gerenciar o risco da inadimplência, com 87% das respostas, acima das pesquisas anteriores”, ressalta.

Inadimplência

Em 2013, os índices de inadimplência, para pessoa física, tiveram recuo em outubro, ficando em 4,7%. Em setembro, foi de 6,1%, 5,7% em agosto e 4,7% em julho, segundo a Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEC) do Sistema Fecomércio MG.

Veja a pesquisa na íntegra.

 

Fonte: Fecomércio MG



Publicado em: 27/11/2013


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete