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Dia das Mães promete aquecer o comércio




A segunda melhor data festiva do comércio varejista, o Dia das Mães, se aproxima. Comemorada no segundo domingo de maio, a data destaca-se pelo forte apelo emocional e comercial, gerando oportunidades de negócio para diversas atividades comerciais, como é o caso do vestuário, calçados, perfumaria, joalherias, floriculturas, entre outros.

Para analisar as expectativas do desempenho das vendas neste Dia das Mães, o Departamento de Economia da Fecomércio Minas entrevistou 300 empresários da capital mineira de 1 a 5 de abril. Em relação a 2012, a expectativa para 2013 é de que as vendas serão melhores, segundo 75,3% dos entrevistados. Já 18,6% adotam uma postura mais conservadora, apostando em vendas iguais às realizadas em 2012. Apenas 6,2% dos entrevistados acreditam em vendas piores que as realizadas no ano passado.

No que diz respeito aos estoques, até a realização da pesquisa, 56% dos entrevistados responderam que já estão preparados para a comemoração da data, ou seja, já realizaram pedidos e já os receberam. Já 29% dos empresários entrevistados disseram não estarem preparados, pois realizaram parcialmente os pedidos e ainda não os receberam. 15% ainda não realizaram seus pedidos.
 
Questionados sobre o principal fator que pode levar o consumidor às compras para o Dia das Mães, 48,8% informaram ser o Apelo Emocional da data; 21% disseram ser os Estoques Diversificados; 17,3% os Preços Menores; 5,6% os Prazos mais Dilatados; 4,4% os Kits Promocionais, já para 2,8% dos entrevistados, a Confiança das Pessoas no Emprego.
 
Diante disso, para impulsionar as vendas foram citadas as medidas: Promoções (26,2%), Diversificação do Mix de Produtos (17,3%), Visibilidade da loja (16,6%), Capacitação dos funcionários (8,6%), Ações de Mídia (5,3%), Kits de produtos direcionados as mulheres (4,7%), Brindes (4,7%), Desconto em produtos específicos (4,3%), Contratação de empregados temporários (4,0%), Compras à vista com desconto (4,0%), Crédito Facilitado (3,0%) e Mix de Produtos com o menor valor (1,3%).
 
De acordo com o presidente do Sindicomércio, Hercílio Araújo Diniz Filho, a disputa pela preferência do consumidor possui forte sazonalidade. “Portanto, cabe ao empresário focar em ações de estímulos às compras, com a oferta de atributos de motivação, para garantir a satisfação do cliente dentro do clima festivo proporcionado pela data”, reforça.
 
Governador Valadares e o mercado de trabalho potencializado pelas Datas Comemorativas
 
O mercado interno e o comércio de bens, serviços e turismo vêm sustentando a atividade econômica em Minas Gerais e no Brasil, com crescimento superior aos demais setores da economia.
 
Segundo o Economista da Fecomércio Minas, Gabriel de Andrade, os indicadores macroeconômicos positivos, principalmente, em Minas Gerais, garantiram o dinamismo da demanda e do mercado interno. O Estado possui números melhores que a média nacional. “Por exemplo, um PIB que cresceu 2,3% em 2012, contra 0,9% no Brasil, taxas de inadimplência e endividamento menores, taxa de desemprego em queda, aumento da renda das famílias e maior acesso ao crédito”, esclarece.
 
O mercado de trabalho aquecido é um grande diferencial, pois garante otimismo dos consumidores, renda e disposição ao consumo, afetando positivamente o comércio de bens, serviços e turismo. Neste quesito, Governador Valadares, destaca-se como grande representante e protagonista da Região do Vale do Rio Doce, com um PIB de R$ 3,3 bilhões, 2º maior da Região e 15º maior do Estado.
 
No primeiro trimestre de 2013, os segmentos do comércio varejista de Governador Valadares que mais contrataram funcionários, foram: hipermercados e supermercados (440); artigo do vestuário e acessórios (166) e produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes (105).
 
Para o presidente do Sindicomércio, Hercílio Diniz, o início do ano é fundamental para o comércio, pois inicia com três importantes datas: Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. “As contratações de temporários e efetivações são características neste momento, justamente para atender a segunda (Mães) e a terceira (Namorados) melhor data do comércio varejista. Por isso, o destaque destes três segmentos, que estão ligados diretamente as três primeiras Datas Comemorativas do ano”, ressalta.
 
Para o economista, Governador Valadares possui um comércio dinâmico e promissor, com características diferenciadas dos demais municípios da região, pois se destacam nas contratações, geração de emprego e renda.
 
Em março de 2013 foram admitidos 828 funcionários no comércio varejista de Governador Valadares, contra 679 em 2012 e 700 em 2011, segundo dados do CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os números mostram o aumento na geração de emprego, principalmente, em um momento que antecede o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
 
“Assim, a redução da taxa desemprego, estabilidade e otimismo no emprego, aumento da renda e crédito disponível, propiciam o consumo e as expectativas positivas dos empresários e dos consumidores, o que leva sustentabilidade ao comércio de bens, serviços e turismo, dinamizando a atividade econômica” destaca” destaca Hercílio.
 
Fonte: Com informações da Fecomércio Minas 
 



Publicado em: 24/04/2013


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