Dia das Mães movimenta quase 70% do comércio de Minas

Celebrado este ano no dia 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. O período afeta positivamente 69,8% das empresas que compõem esse setor em Minas Gerais. É o que mostra a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/ 2019, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

A comemoração se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente nos setores de vestuário, calçados, acessórios, decoração e artigos do lar, perfumaria, dentre outros. “A data também começa a abrir possibilidades para o segmento de turismo de lazer e serviços em geral, que abrange restaurantes, institutos de beleza, organizações culturais, agências de viagens e rede hoteleira”, destaca o economista da Federação, Guilherme Almeida.

A análise revela que 56,6% dos empresários esperam que as vendas este ano sejam melhores que as do ano passado. O otimismo e a esperança (27,8%) e a expansão da economia e das vendas do comércio (19%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado.

Para melhorar as vendas no período, 38,7% dos comerciantes investirão em propaganda e divulgação e 38% deverão realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor. Na opinião dos empresários, as compras parceladas no cartão de crédito (51,1%) devem se sobressair em relação às demais no período.

Neste ano, a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/2019 adota uma nova metodologia. Mais abrangente e completa, a amostragem reúne 380 empresas espalhadas pelas dez regiões de planejamento do Estado (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata), não ficando restrita a Belo Horizonte. A margem de erro da pesquisa, realizada entre 28 de março e 3 de abril, é de 5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

De acordo com o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Coelho Diniz, tudo indica que mais uma vez o Dia das Mães se apresenta como um expressivo impulsionador das vendas do varejo neste primeiro semestre. “A pesquisa da Fecomércio reforça a postura confiante dos empresários da nossa região frente à economia do País, criando estratégias competitivas para aquecer as vendas nesta data”, observa.

Fonte: Com informações da Fecomércio MG

Foto: Pixabay