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Dia das Mães é aposta para alavancar as vendas do comércio varejista





Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. A data é tradicional no calendário de compras dos brasileiros, pelo forte apelo emocional que afeta diversos públicos, independente da idade, sexo ou renda. Buscando identificar a pretensão de compras e a expectativa dos empresários, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa* com 279 consumidores e com 268 empresas da Capital Mineira.

 

Expectativa dos Empresários

 

A data gera um impacto positivo para 65,4% das empresas do comércio varejista de Belo Horizonte. O impacto ocorre principalmente nos segmentos de livros, jornais, revista e papelaria (69,2%); tecido, vestuário e calçados (68,8%); supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (64,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (63%); móveis e eletrodomésticos (54,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (54,5%); equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação (46,7%).

 

Entre as empresas que são impactadas pela data, 77,6% acreditam que as vendas este ano serão melhores ou iguais que as do ano passado. Os principais motivos apontados para expectativa por esses resultados são: o valor afetivo da data (28,4%); ações da loja (19,8%); melhora nas vendas / economia (16%); FGTS (12,3%); aquisição de novos produtos (8,6%); investimento na visibilidade da loja (7,4%); otimismo, esperança ou o crédito facilitado (7,4%). Dentre os fatores que podem dificultar as vendas este ano, os principais motivos apontados pelos empresários foram a crise econômica (55,3%); comércio ruim/ fluxo de clientes (13,2%); endividamento do consumidor (7,9%); desemprego (7,9%); valores altos dos produtos (5,3%), e o consumidor mais cauteloso (2,6%).

 

Buscando melhorar as vendas no período, 62,9% dos empresários pretendem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor; 16,5% vão investir em propaganda; 13,5% optaram por oferecer um atendimento diferenciado; 11,8% buscam melhorar a visibilidade da loja; 7,1% vão diversificar o mix de produtos; 6,5% investiram em brindes ou sorteios; 3% optaram por outras ações.

 

 

Intenção de Consumo

 

Neste Dia das Mães 46,5% dos consumidores entrevistados vão presentear. Os principais estímulos para os consumidores irem às compras são: as promoções (65,1%); o preço reduzido (22,2%); um atendimento diferenciado (19%); variedade de marcas e produtos (15,1%); visibilidade da loja ou outras ações (5,8%); facilidade de pagamento (5,6%).

No ranking dos presentes mais procurados estão as roupas (35,7%); artigos de perfumaria (18,3%); calçados (13,5%); bijuterias/acessórios (8,7%); artigos de lar (decoração) (7,1%); lembranças (7,1%); eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (5,6%); livros (4,8%); utensílios domésticos (3,2%); flores (2,4%); telefone celular (1,6%); chocolates (1,6%).

 

Reforçando o perfil do consumidor brasileiro de deixar as compras para a última hora, 65,9% dos entrevistados afirmaram que vão realizar suas compras na véspera da data; 19,8% compraram na primeira semana do mês; 4,0% pretende presentear após a data e apenas 2,4% dos entrevistados realizaram suas compras no mês de abril.

 

Para o Presidente do Sindicomércio de Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, o otimismo dos empresários é justificado pela tradição de homenagear na data. “A celebração do Dia das Mães é uma tradição no calendário dos brasileiros independente das condições da economia. Marcada pelo apelo emocional, é a segunda melhor data comemorativa para o comercio varejista. Cabe aos empresários investir em ações que atraiam visibilidade para a loja, captar o que o consumidor procura ao ir às compras e adotar estratégias em cima dessa tendência” ressalta.

 

*Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, ultrapassando a margem total de 100%.

 

Horário especial

 

O Dia das Mães está se aproximando e com ele uma nova oportunidade de atrair novos clientes e impulsionar as vendas.  Pensando em estimular os empresários e oferecer mais comodidade aos consumidores, o Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), com o apoio da CDL – GV, está disponibilizando em caráter de sugestão um horário de funcionamento do comércio para o Dias das Mães.

 

O horário já está em andamento desde o último domingo (7). Nesta sexta-feira, 12, a jornada proposta é das 9h às 21h. Para o sábado, 13, véspera do Dia das Mães, a sugestão do horário é das 9h às18h.

 

Para o Sindicomércio, a adesão do horário especial aquece o comércio da cidade e funciona como diferencial para as empresas. O Dia das Mães é a segunda data de maior movimentação do comércio, ficando atrás apenas do Natal. “As datas comemorativas são uma oportunidade de aquecimento nas vendas, porém, é importante que os empresários se programem e ofereçam aos clientes promoções e liquidações, além de investir em propaganda, na visibilidade da loja e em um atendimento diferenciado”, reforça o presidente Hercílio.

 

Em caso de dúvidas ou para mais informações, ligue (33) 3271-4334 ou encaminhe um e-mail para sindicomercio@sindicomerciogv.com.br. A entidade fica na Rua Marechal Floriano, 600, salas 501 a 503, Centro.

 



Publicado em: 12/05/2017


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