Confiança dos empresários Valadarenses

Pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da UFJF, com apoio do Sindicomércio, revela o Índice de Confiança Empresarial da cidade para os próximos trê

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da UFJF, Campus Valadares, com apoio do Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), revelou o Índice de Confiança Empresarial da cidade para os próximos três meses.

O objetivo da pesquisa foi mapear os níveis de atividade do setor e as expectativas para a economia, tendo como áreas analisadas: Vendas, Inadimplência, Expectativa sobre o Segmento Empresarial, Expectativas de Investimento, Novas Contratações, Expectativa sobre a economia e Confiança no Governo Local.

Para chegar aos resultados, foram ouvidas 60 empresas da cidade. O levantamento dessas informações aconteceu durante os meses de janeiro, fevereiro e março, referente aos últimos 30 dias de atividade econômica.

A análise do Índice é feita da seguinte forma: qualquer valor entre 101 e 200 revela que a maioria dos empresários está otimista. Os valores entre zero e 99 mostram que eles estão pessimistas. Por fim, o valor 100 mostra que a proporção dos empresários otimistas e pessimistas se equilibra em relação às atividades econômicas do município.

Assim, de acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança Empresarial local foi calculado em 77. O que sustenta esse número é a insatisfação com o governo e a avaliação negativa da economia local, como pode ser observado nos números a seguir.

Em relação ao estado atual da economia de Governador Valadares, 62% consideram Desacelerada, 37% acham que está Estável, e apenas 1% considera Aquecida. Sobre a Expectativa de Trajetória futura da economia local para os próximos três meses, 48% dos empresários avaliam que se manterá Estável, 41% pensam que a economia de Valadares vai Desacelerar e 11% acreditam que será Aquecida.

Sobre as Vendas atuais, 40% dos entrevistados consideram Normais, 31% consideram Boas, contra 29% dos empresários que consideram Ruins. Em relação às Expectativas de vendas futuras (nos próximos três meses), 43% acreditam que vão Estabilizar, 39% estão otimistas e acreditam que vão Aumentar, 18% acham que irão Reduzir.

Sobre a Inadimplência Atual, 51% informaram que este quadro se Estabilizou, 45% das empresas disseram que Aumentou e apenas 4% perceberam uma Redução. Sobre a Inadimplência Futura (expectativa para os próximos três meses), 65% dos comerciantes acreditam que o número de devedores vai permanecer Estável, 21% acreditam que vai Aumentar e 14% consideram que vai Reduzir.

Perguntados se fizeram algum investimento este ano, 56% dos empresários disseram que Não, já 44% disseram ter feito algum investimento no comércio. Sobre Investimentos nos próximos três meses, 62% disseram que Não pretendem fazer, já 38% articularam que pretendem investir no negócio.

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), Hercílio Araújo Diniz Filho, mesmo que o índice de confiança tenha ficado abaixo do desejado, a estabilidade da inadimplência e das vendas podem ser consideradas um aspecto positivo dentro do cenário de crise econômica atual, porém, é preciso que cada empresário se empenhe na busca por melhores resultados, utilizando-se de muita criatividade na forma de servir e apresentar os produtos”.

Clique aqui e confira o relatório na íntegra!

Publicado em: 08/04/2016