Comunicar bem é uma boa estratégia

Para blindar marcas em clima de pessimismo econômico, o melhor caminho é comunicar a vivacidade da empresa no mercado.

Junto com as notícias de crise, sempre vem muitos “boatos” sobre falências e demissões em massa. É claro que no caso de algumas empresas, isso possa ser realmente um fato, porém, as companhias que se mantêm vivas e operantes, independentes da inflação, devem tomar muito cuidado para que a sua marca não seja contagiada pelos rumores de quebras ou inoperância.

Por isso, diferente do que muitos pensam, é justamente na época de cenário econômico ruim, que a comunicação corporativa deve ser reforçada. Pois é necessário demonstrar que o pessimismo das notícias econômicas não afetam necessariamente todos os segmentos e todas as marcas por inteiro. Mesmo que as vendas possam cair e o consumo de serviços diminuírem, não significa que as máquinas que movimentam os negócios e as companhias tenham que sumir dos noticiários ou até mesmo da publicidade.

É justamente em momentos assim que o consumidor precisa saber que as marcas estão vivas e, ainda, buscando cada vez mais inovações. E mesmo as empresas ou marcas que estejam em processo de afirmação, não podem parar de comunicar que estão no mercado, prontas para conquistarem consumidores novos ou até assumirem o lugar de outras, que por causa da resseção, tenham que ser substituídas neste momento, devido a preços e a redução de despesas.

Prezar pela imagem corporativa em momentos desfavoráveis é pensar não somente na manutenção das vendas na atualidade, mas também na conservação da vivacidade no futuro. Como o consumidor tem agora muito mais acesso à comunicação do que antes, é necessário um investimento em informação, que possa sanar dúvidas e gerar interesses. Mas não basta investir em uma comunicação qualquer, fazer parte de notícias de forma voluntária é, hoje, uma forte ferramenta de credibilidade.

Seja através de um trabalho de assessoria de imprensa, que procura tornar marcas parte das notícias ou através de conteúdo jornalísticos, hoje facilmente disseminados pela internet, todas as empresas devem buscar um caminho na gestão de imagem. Há como ser notícia por lançamentos, novidades, tendência, produtos ou serviço em geral, produtividade, participação no mercado, eventos, história de empreendedorismo, ações de responsabilidade social e ambiental, entre diversas outras atualizações da companhia no mercado. Uma comunicação mais fluída manterá os consumidores ou investidores informados quanto à situação da empresa no momento econômico do país, afastando toda e qualquer insegurança e pessimismo.

Hoje não é mais suficiente apenas produzir bons produtos ou serviços e ter preços competitivos para os mesmos, é necessário mostrar postura ética, transparência e principalmente qual a finalidade de determinada marca e produto no mercado e na sociedade. O consumidor não se contenta mais só com aquela “imagem falsa de felicidade” transmitida em determinados comerciais. Ele quer conhecer a fundo o que consome. Comunicar bem e gerar conteúdo são maneiras eficientes de marcas se aproximarem de consumidores.

Fonte: Administradores.com

Publicado em: 25/08/2015