NOTÍCIAS

Compreendendo a Responsabilidade Social




A Responsabilidade Social (RS) já foi batizada com vários nomes, como: Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial, Responsabilidade Socioambiental, Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial, Responsabilidade nos Negócios, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

 

Pode-se chegar à conclusão de que Responsabilidade Social é um conceito dinâmico, assim com é a própria sociedade, em permanente evolução e em estado contínuo de transformação. Este conceito está diretamente relacionado às expectativas e às necessidades da sociedade, e ao modo como respondemos às consequências de nossas atitudes e aos impactos que causamos aos indivíduos ou grupos, bem como ao ecossistema.

 

O desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social são assuntos atuais e já fazem parte das discussões diárias em todo o mundo por meio da internet, dos jornais, das revistas, dos programas de televisão e de rádio, de reuniões nas organizações e até mesmo por meio dos bate-papos informais.

 

A crescente preocupação com os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade social começa a refletir-se nas práticas de algumas organizações, embora o mundo organizacional ainda esteja muito longe do nível considerado ideal de desempenho nesses temas.

 

Apesar de não trazer nenhuma solução inovadora para tratamento de temas, tais como meio ambiente, direitos humanos, práticas no trabalho, práticas leais de operação, desenvolvimento e envolvimento da comunidade, questões dos consumidores, dentre outros, a ISO 26.000 integra diretrizes de grande relevância e efetividade para a melhoria das práticas de responsabilidade social e com grande potencial transformador.

 

O Ministério do Meio Ambiente em parceria com o INMETRO, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Fórum Governamental de Responsabilidade Social lança a cartilha “Compreendendo a Responsabilidade Social – ISSO 26.000 e ABNT NBR 16.001”.

 

A cartilha aborda o conceito, os princípios e os temas de Responsabilidade Social à luz das normas ISO 26.000 e ABNT NBR 16.001; busca esclarecer a relação da Responsabilidade Social com o desenvolvimento sustentável; indica vantagens e benefícios para as organizações ao adotarem a Responsabilidade Social em sua gestão; aponta a sinergia destas normas com outros instrumentos internacionais e nacionais correlatos; e fornece informações sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social, coordenado pelo INMETRO.

 

São muitas motivações das empresas para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, porém, a principal é atender a uma demanda do mercado em relação à transparência. Por meio de relatórios de sustentabilidade é possível melhorar o diálogo com as partes interessadas e aprimorar a gestão de risco dos acionistas e consumidores, dando maior visibilidade aos riscos e às oportunidades das operações.

 

Confira a cartilha completa através deste link.

 

Fonte: CNC



Publicado em: 05/10/2016


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete