NOTÍCIAS

Comportamento de um empreendedor


Iniciativa, visão estratégica, capacidade de liderança e capacitação constante são algumas das competências de um bom empreendedor



Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente dos negócios. Tem a ver com atitudes que determinadas pessoas desenvolvem. Existem comportamentos que representam características empreendedoras.
 
Pesquisador canadense e um dos maiores especialistas na área, Louis Jacques Filion descreve que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Ou seja, alguém que pensa, planeja e age, arquitetando todas essas etapas de maneira estratégica para conquistar metas e objetivos.
 
Confira a seguir algumas características básicas de um empreendedor de sucesso.
 
Iniciativa e coragem
 
Empreender consiste basicamente em colocar ideias em prática. Um empreendedor sabe que uma boa ideia é aquela que pode ser executada. Para isso, traça um plano de ação. Ele sabe o que quer fazer e como fazer.
 
O empreendedor é alguém que aceita correr riscos. Para implementar suas ideias, ousa de maneira consciente, seja para colocar um novo produto no mercado ou com o objetivo de expandir seu negócio.
 
Também é alguém que planeja e realiza seus projetos, mudando de estratégia caso seja necessário.
 
Visão estratégica
 
Perceber quais as demandas do mercado, entender o perfil do cliente, saber qual o posicionamento da empresa, avaliar vantagens e riscos. Essas são algumas características que compõem a visão estratégica dos bons empreendedores.
 
Eles são capazes de compreender como as diversas instâncias da organização estão articuladas, estabelecendo planos de ação tanto para o ambiente interno como para o externo.
 
Faz parte da visão estratégica a capacidade de aproveitar oportunidades e de inovar, e essas ações são fundamentais para manutenção e crescimento de uma empresa.
 
Liderança
 
Por compreender todos os processos de funcionamento da organização, o empreendedor é alguém que sabe liderar. Distribui tarefas e funções para os funcionários mais aptos a desempenhá-las.
 
Ao aplicar táticas de liderança, a equipe torna-se autogerenciável, passa a conhecer a ordem organizacional, identifica-se com os valores da empresa e age em prol da conquista dos objetivos.
 
A gestão de talentos é também uma ação essencial para o gerenciamento produtivo, inclusive com melhoria na lucratividade. Ao saber quais as aptidões de um funcionário, o líder pode remanejá-lo para outra função que possa exercer com mais destreza.
 
Capacitação
 
As discussões mais recentes têm abandonado a antiga visão do empreendedorismo como uma característica inata. Os teóricos da administração e da gestão de empresas têm defendido a capacidade empreendedora como um aperfeiçoamento de competências.
 
Por isso, investir na capacitação e no aprendizado tem sido uma característica bastante incentivada em quem deseja empreender ou ampliar seu negócio.
 
E isso não se restringe apenas ao gestor, mas à equipe de funcionários, seja com a capacitação da equipe de vendas ou a organização de um curso para implementar novas rotinas produtivas na empresa.
 

Fonte: Sebrae 



Publicado em: 27/07/2015


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete