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Como um layout adequado da loja pode aumentar as vendas




Você já entrou em alguma loja e perdeu a noção do tempo? Ou então teve a sensação de que permanecer no ambiente por mais de alguns minutos é algo insuportável? Em geral, o layout da loja é o grande responsável por percepções tão distintas.

 

Vamos considerar uma loja que tem espaço destinado ao autosserviço, com a exposição dos produtos aos clientes. Nesse caso, cada metro quadrado deve ser planejado com vistas a se obter o maior aproveitamento possível, sendo que qualquer erro na utilização do espaço poderá reduzir o faturamento e gerar experiências negativas para os clientes.

 

O principal objetivo na construção de um bom layout é influenciar o consumidor a entrar, permanecer na loja e comprar. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário atuar em duas frentes: na organização do espaço físico, de modo a proporcionar atração, conforto e facilidade em todo o processo de compra; e na exposição dos produtos, de forma a estimular a venda adicional e a compra por impulso.

 

Organização do espaço

 

Uma das questões mais importantes para o planejamento é conhecer o fluxo de clientes na loja. Nesse sentido, é preciso induzir os consumidores a percorrer um determinado caminho, desde a entrada até a saída, para que passem pelo maior número possível de pontos de exposição.

 

A partir da análise da movimentação dos clientes dentro da loja, você conseguirá identificar os chamados “pontos quentes”, onde há naturalmente maior fluxo de pessoas e, por consequência, a venda de qualquer produto tende a ser maior.

 

Da mesma forma, existem também os “pontos frios”, espaços que, inevitavelmente, escapam do fluxo natural da loja. Você pode induzir o fluxo, colocando itens mais procurados no fundo da loja, de modo que o consumidor tenha que percorrer um caminho maior, dando a oportunidade de se deparar com outros produtos e promoções.

 

Embora as vitrines não sejam muito tradicionais em lojas de material de construção, se forem bem utilizadas para expor novidades, promoções e até com a criação de ambientes e cenários, utilizando-se de vários itens da loja, elas podem ter um papel decisivo na atração dos consumidores.

 

Esteja atento a sua porta de entrada, para que ela seja suficientemente grande para permitir o ingresso de cadeirantes, a passagem de produtos de maior porte e até uma maior visualização do interior da loja.

 

Cuidado com o excesso de produtos na calçada, pois, além de confundir potenciais clientes, pode acabar atrapalhando o fluxo de pedestres e criando uma imagem negativa de desorganização e desrespeito com o cidadão.

 

Monitore todo o processo de compra do cliente, verificando se ele consegue chegar até o produto que  deseja de forma fácil, percorrendo os corredores sem esbarrar em outros consumidores, seja com carrinho de compra ou com cadeira de rodas.

 

Analise se a quantidade de check-outs é suficiente e se o espaço para o cliente aguardar a finalização da compra não atrapalha o fluxo da loja.

 

Veja ainda se o abastecimento de fornecedores para o estoque e do estoque para a área de vendas não interfere e prejudica a operação das vendas. Evite balcões muito grandes para não criar distanciamento entre o cliente, os produtos e os vendedores.

 

Busque, portanto, ter um espaço organizado, limpo, bem iluminado, funcional e lógico. A ideia é que o espaço possa proporcionar fluidez e agilidade ao processo de compra.


Exposição dos produtos


O primeiro passo é entender o comportamento do consumidor no processo de compra dentro da loja. Para isso, são úteis os conceitos de compra planejada, a qual ocorre quando o consumidor já decidiu antecipadamente o que comprar, a quantidade e a marca; e o de compra por impulso, na qual o consumidor é influenciado por diversos estímulos (especialmente visuais) e decide pela compra no ponto de venda.

 

A partir desse entendimento, o visual merchandising pode ser utilizado para influenciar o comportamento do consumidor dentro do ponto de venda, chamando sua atenção, estimulando a compra e criando facilidades para que ela se concretize. Algumas dicas para melhorar a exposição dos produtos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sebrae 



Publicado em: 17/01/2018


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