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Como se preparar para o Natal e Ano Novo


O Natal e o Ano Novo têm grande importância para o comércio



O mês de dezembro é a época que possui as maiores taxas de vendas anuais. A importância das duas datas mais festejadas do período não diz respeito apenas à ampliação nas vendas, mas pode ser momento ideal para conquistar novos clientes para o próximo ano, além de fidelizar os que já existem.

Para não comprometer o seu negócio, considerando o momento de crise financeira e política pelo qual o Brasil passa, é preciso repensar o planejamento para as vendas de final de ano.
De acordo com relatório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pode haver retração de 4,1% nas vendas em 2015, em relação ao ano passado. 

Confira a seguir informações e orientações sobre como você pode preparar-se ainda mais para garantir êxito nas vendas.
 
Planejamento
 
É importante colocar no papel todos os itens essenciais para o planejamento das vendas do Natal e do Ano Novo, com o objetivo de que elas se concretizem e tragam o lucro esperado: o trabalho de divulgação, a oferta de promoções, o fluxo de caixa, as formas de recebimento, as entregas, as embalagens, tudo isso precisa ser pensado.
 
As previsões da CNC de queda nas vendas chamam a atenção do empresário para o seguinte ponto: a reavaliação da contratação dos temporários, prática muito comum nesta época do ano. É preciso rever essa necessidade, que só se justifica quando há a presença de aumento nas vendas e na procura pelos produtos.

Caso você decida pela contratação, pense em um número reduzido de pessoas e também em uma forma de remuneração vinculada ao lucro, para evitar prejuízos.
 
Para vender mais
 
 
·         Invista na decoração: torne as vitrines bonitas e chamativas (com iluminação adequada), exponha os produtos. Não poupe na criatividade.
·         Cuide do atendimento: um dos principais pontos para aumentar a produtividade, seja no comércio, serviços ou indústria, é o atendimento. Uma equipe empenhada pode fazer com que o cliente leve mais do que pretendia. Não economize na capacitação desses profissionais. 
·         Divulgue seus produtos: a exposição da empresa é tarefa que não pode ser deixada de lado. Sem ter que aumentar muito os custos, é possível usar as mídias alternativas, redes sociais, e-mail marketing, hot sites e toda forma de comunicação virtual para divulgar o que está à venda. São ferramentas de baixo custo e com grande chance de retorno.
 
Para o pós-Natal, é importante mudar o foco, redecorar o ambiente, a vitrine e, também, além de pensar em peças ligadas ao Réveillon, aproveitar o que sobrou do Natal e já trabalhar as promoções. 
 
 

Fonte: Sebrae  



Publicado em: 08/12/2015


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