NOTÍCIAS

Como organizar sua empresa e dividir as responsabilidades




É comum, especialmente nas pequenas empresas, ocorrer o acúmulo de múltiplas responsabilidades por uma única pessoa. Esta situação acontece em função da inexistência de uma divisão clara de papéis dos colaboradores, provocando reflexos negativos na produtividade da empresa.

 

A gestão moderna propõe que os cargos e setores de uma empresa não sejam estanques. De maneira geral, espera-se que os colaboradores possam, permanentemente, trocar informações e se ajudarem no desempenho de suas atividades.

 

O líder moderno se preocupa em elaborar planos de ação para dividir as responsabilidades entre os setores e, assim, atingir os resultados esperados. Delegar tarefas, por exemplo, é uma decisão que todo o dia o líder precisa tomar para distribuir melhor as ações estratégicas da empresa. Dessa forma, ameniza os riscos e mantém seus colaboradores atentos aos processos empresariais.

 

Ao contrário do que muitos pensam, delegar não é mandar e nem transferir responsabilidade para outra pessoa. O ato de delegar proporciona uma maior interação com a equipe de trabalho, exigindo um esforço coletivo no alcance das metas organizacionais. 

 

Outro grande benefício da delegação é o aumento da produtividade e da eficiência de trabalho, pois as pessoas se sentem corresponsáveis na execução das tarefas e ficam mais dispostas a alcançar bons resultados.

 

Um método interessante que pode ser utilizado para facilitar a distribuição de tarefas é a 5W2H. Sua estrutura tenta resolver um determinado problema através da resposta de sete perguntas básicas:

 

1. O quê? (What)

 

É a tarefa em si.  

 

2. Por quê? (Why)

 

Identifica a vantagem que será obtida ao realizar a tarefa. 

 

3. Como? (How)

 

Aqui estará descrita a ação que, provavelmente, irá concluir o objetivo da tarefa. 

 

4. Quem? (Who)

 

Quem irá realizar a tarefa. Se o objeto do plano de ação for um objetivo muito abrangente e contar com mais de um responsável pela realização, coloque o setor que irá realizá-lo. Se a tarefa for menor, indique o funcionário que irá realizá-la. 

 

5. Quando? (When) 

 

É o prazo para realização das ações. Pode ser dividido entre início e fim para medir a eficiência e a velocidade da solução aplicada. 

 

6. Onde? (Where)

 

Indica o local que será realizada a tarefa. 

 

7. Quanto? (How much)

 

Trata-se da avaliação do custo das ações. 

 


Clique aqui e conheça os principais pontos e as principais etapas para fazer essa organização através do instrumento de apoio gerencial, elaborado pelo Sebrae.

 

Fonte: Sebrae



Publicado em: 07/03/2018


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete