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Como evitar os principais erros no atendimento ao cliente




Em tempos em que a concorrência aumenta dia a dia, não cometer erros de atendimento é tão importante quanto ter qualidade e bom preço. Há casos em que o cliente prefere pagar mais pelo produto ou serviço devido ao atendimento recebido durante o momento da compra.  Confira quais os principais erros de atendimento que afetam a  satisfação do cliente e as medidas que podem ser tomadas para evitá-los:

 

1.Erros de atendimento prejudicam a comunicação

 

Erros de atendimento acontecem. Muitos podem ser evitados com organização, treinamentos e softwares, mas não é possível garantir que nunca surgirão. Se acontecerem, o importante é informar o seu cliente. A comunicação clara e direta é o melhor caminho. Um bom treinamento para a equipe de atendimento também é fundamental.

 

2.Dar uma desculpa qualquer


Inventar uma desculpa qualquer ou colocar a responsabilidade pelo erro em outra pessoa é extremamente deselegante. Assuma seus erros, busque repará-los junto ao cliente. Honestidade e transparência são as melhores ferramentas para quem deseja conquistar o cliente.

 

3. Desconsiderar as necessidades de clientes

 

Ao causar um incômodo no cliente, procure fazer o melhor por ele. Assuma a falha e ofereça as melhores soluções. Faça com que ele se sinta o mais confortável possível a fim de amenizar o erro. Caso o cliente tenha exposto publicamente o erro, busque repará-lo também publicamente, mostrando a outros consumidores como você está preocupado em ouvi-los, independentemente do que eles têm a dizer sobre a sua empresa.

 

4.Ignorar as redes sociais

 

Redes sociais espalham boas e más notícias em tempo recorde. Não ignore esse canal de atendimento e esteja sempre atento às postagens. Lembre-se: postagens são públicas e influenciam a imagem que seus clientes formam da sua empresa, tanto de forma positiva, como de forma negativa.

 

5.Despreparo para lidar com falhas

 

Sabemos que ninguém está isento de erros no atendimento. O problema real é não saber o que fazer quando o erro surge. Por isso, tenha um plano para lidar com as crises. Como? Preparando pessoas e tendo organização e controle sobre seu atendimento.

 

6.Enviar mensagens eletrônicas

 

Mensagens eletrônicas são a pior escolha durante uma crise. Apesar de a tecnologia ser bastante conveniente em muitos momentos, o cliente gosta do contato humano e prefere falar com alguém que possa explicar o ocorrido. Lembre-se que sempre deve haver espaço para o diálogo, mesmo que o cliente se mostre impaciente. É papel do funcionário manter o controle da situação e tentar resolver o problema do cliente o mais rápido possível.

 

7.Não oferecer soluções

 

Diante de algum problema, o cliente precisa de soluções. Se um cliente não recebe uma solução satisfatória para o problema que tem, ele pode falar mal da sua empresa. Isso pode fazer com que você perca possíveis consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela American Express, 42% dos clientes reconhecem a recomendação de um amigo ou família como fator mais importante para experimentarem uma nova empresa. Por isso, cuidado com o boca-a-boca negativo sobre a sua marca.

 

Fonte: portal empreendedor



Publicado em: 24/10/2017


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