NOTÍCIAS

Como delegar tarefas pode melhorar o desempenho do seu negócio




A maioria das empresas começam pequenas. No início, o empreendedor está acostumado a fazer tudo, basicamente, sozinho: marketing, finanças, operacional, negociação com fornecedores, logística, entre outros. Só que, conforme o negócio prospera, o empreendedor percebe que não consegue mais fazer tudo ao mesmo tempo e decide contratar outros profissionais para ajudá-lo na tarefa de fazer sua empresa crescer. Mas é nesse momento que muitos empreendedores se veem em um verdadeiro dilema. Não é fácil repassar deveres, responsabilidades e poder a outras pessoas, nem abrir mão de fazer certas tarefas, você mesmo, e deixá-las com outro profissional.

 

É muito natural se sentir dessa forma. Afinal, você criou sua empresa do zero, conhece muito bem seu negócio, já tem sua própria rotina e ninguém vai fazer algo como você faz – o que não significa que o outro vai fazer pior. Mas delegar tarefas a outros profissionais é essencial para que você possa focar sua atenção em assuntos mais importantes e traçar um caminho para que sua empresa continue crescendo.

 

Se você também sente dificuldade em trazer novos profissionais para dentro do seu negócio e dar atividades a eles, confira nossas dicas para delegar de forma mais eficiente em prol do desenvolvimento da sua marca.


Entenda que delegar é preciso

 

O primeiro passo é entender que sua empresa deve funcionar independentemente de você estar ou não na operação. É óbvio que você também deve ter um papel a desempenhar nas decisões mais importantes, mas é preciso que os procedimentos mais básicos sejam executados mesmo que você não estiver na empresa.

 

No caso de um e-commerce, por exemplo, você deve pensar que, ainda que você fique doente ou esteja viajando, a empresa deve continuar tranquilamente com os processos de recebimento de pedidos, separação de estoque, emissão de nota fiscal, embalagem e entrega. E para isso precisa contar com as pessoas responsáveis por esses departamentos.

 

Além disso, é necessário entender que quando você delega responsabilidades e tarefas para outros profissionais está abrindo tempo na sua agenda para cuidar de assuntos ainda mais importantes, como a expansão do seu negócio.


Confie nos profissionais que você escolheu

 

Na hora de escolher as pessoas que vão trabalhar com você, selecionou as melhores, não é mesmo? Então é hora de dar um voto de confiança a esses profissionais e deixá-los fazer seu trabalho.

 

É claro que você vai monitorar e avaliar de perto o desempenho dos funcionários, sobretudo nos primeiros meses, mas é imprescindível que, depois de mostrar as tarefas que eles vão fazer, os deixe trabalhar tranquilamente, interferindo o mínimo possível. Determine um período para fazer uma reunião de avaliação e aí, sim, dê o seu feedback.

 

Conhecer bem sua equipe também é uma ótima forma de dar a cada um as tarefas e atribuições que mais se encaixam em suas qualidades profissionais e até mesmo em sua personalidade.

 

Pode ser que você tenha alguém com todas as características técnicas para ocupar um cargo de liderança, mas que não tem uma postura de líder e não consegue se comunicar tão bem com a equipe como outro profissional faz, por exemplo. Ou seja, não basta só delegar, é preciso conhecer e confiar nos funcionários para saber que está delegando para as pessoas certas.

 

Seja claro

 

Além de delegar, é necessário fazer isso de uma forma eficiente para que a empresa continue dando certo. E a melhor forma de fazer isso é sendo totalmente franco com as pessoas que agora trabalham com você. Seja claro nas suas instruções, diga exatamente o que e como você gostaria que o trabalho fosse feito, mas também dê espaço para que os profissionais possam esclarecer dúvidas e sugestões.

 

Não deixe, também, de ser bem específico com relação a comportamentos e resultados que você espera da equipe. Muitas vezes o empreendedor acha que os funcionários vão pensar da mesma forma que ele ou que algo ficou subentendido no processo e descobre, depois, que isso não estava claro.


Esteja acessível

 

Muitas vezes, mesmo com dúvidas, um profissional pode deixar de consultar o superior por receio de represálias ou mesmo por não conseguir chegar até o chefe para conversar. Por isso, é muito importante que você demonstre estar disponível para que a equipe se sinta confortável em falar com você.

 

Além disso, é só ouvindo o que sua equipe tem a dizer sobre o dia a dia do negócio que você poderá entender quais são as dificuldades para que eles realizem o trabalho e retirar obstáculos e burocracias que diminuem a produtividade. 


Fonte: Uol Host

 



Publicado em: 06/04/2018


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete