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Como definir o mix de produtos da empresa




Para buscar mais desenvolvimento nos negócios, é muito importante considerar um fator em específico: ter um mix de produtos adequado. Mas, para alcançar esse objetivo, é necessário muito planejamento. Apenas criar novas opções para o cliente e aprender com  tentativas e erros além de ser uma opção muito arriscada, é uma decisão que provavelmente trará muitos prejuízos à empresa. Por isso, é preciso se atentar a alguns detalhes e passos importantes antes de ampliar as opções de produtos ofertados em um negócio.

 

De acordo com definições de marketing, mix de produtos é o conceito utilizado para indicar a variedade ofertada por uma empresa ao mercado. Ou seja, a variedade de produtos ou serviços que serão vendidos aos clientes. Possuir um mix de produtos amplo e bem segmentado para diferentes perfis de clientes é um objetivo de praticamente todas as empresas, já que proporciona uma maior abrangência no mercado, podendo atingir diversos segmentos e setores. Essa estratégia de inovação da linha de produtos e serviços está entre as mais importantes adotadas pelas empresas. Normalmente, elas buscam oferecer uma variedade cada vez maior de produtos ou serviços ao mercado. Mas por quê? Entenda alguns benefícios:

 

Oportunidade de expansão de mercado: vendendo produtos variados, há maior oportunidade de alcançar diferentes setores e segmentos, expandindo o alcance de sua marca.

 

Maior chance de conseguir clientes: com maior variedade de produtos ou serviços, as chances de conseguir mais clientes aumentam, pois mais necessidades e problemas podem ser resolvidos com as ofertas da empresa.

 

Maior competitividade: atualmente, há uma forte tendência de atingir cada vez mais segmentos através da variedade de produtos. Assim, adotar essa opção é uma forma de se adaptar ao mercado, e, consequentemente, ganhar maior competitividade diante de concorrentes.

 

Menor dependência de um só produto: ter uma variedade causa menor dependência de um único produto, diminuindo riscos. Assim, caso ocorra prejuízo na venda de um deles, esse valor pode ser dissolvido com os lucros obtidos através de outros produtos da empresa.

 

Para definir o mix de produtos ou serviços como uma alternativa realmente adequada para seus negócios, é preciso se atentar a alguns pontos:

 

1- Conheça seu negócio

 

O primeiro passo antes de definir essa opção é essencial: é imprescindível conhecer profundamente a situação e características de sua empresa. Afinal, não adianta optar por expandir os produtos oferecidos se não há capacidade de produção ou qualquer familiaridade com a atividade. Por isso, tente responder questões como: Qual o tipo de produtos ou serviços que são oferecidos pela empresa? Qual o ramo atual de atividade da empresa? Qual a região de atuação atual? Qual o tamanho da empresa? Será financeiramente viável investir no desenvolvimento de outro produto?

 

Além disso, procure investigar o histórico de vendas da empresa. Saiba indicar quais os produtos que mais venderam no passado, a margem de lucro gerado e quais têm menor custo de produção, por exemplo.Esses aprendizados, se devidamente arquivados em sistema de informações sempre poderão ajudar a desenvolver os produtos e serviços mais adequados para seu público-alvo

 

2- Entenda o público-alvo

 

Além de conhecer a própria empresa, é preciso entender o que se deseja vender e para quem. Responda questionamentos com estes: Será que o cliente realmente precisará desse produto ou serviço novo? Ele pagará o preço planejado? O diferencial do produto é suficiente para agradar ao mercado?

 

Uma dica é fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer melhor seu público. Com essas informações em mãos trace o perfil do mercado e do público alvo, defina a sazonalidade do produto ou serviço e determine qual é a região ideal para iniciar as vendas.

 

3- Observe o mercado

 

É muito importante também conhecer o mercado em que deseja atuar e quais serão os concorrentes. Para isso, é preciso analisar os produtos já oferecidos e as estratégias utilizadas para traçar os melhores caminhos para conseguir competir e, preferencialmente, superar a concorrência.

 

4- Avaliação periódica

 

Após chegar a uma conclusão a partir das etapas anteriores, é o momento de colocar em prática as estratégias estabelecidas. É essencial realizar avaliações frequentes e acompanhar periodicamente os resultados da empresa. Esse monitoramento dos indicadores auxiliará a compreender o andamento do negócio, além de tornar possível compreender o que deve ser mantido e o que precisa de mudança para melhorar a produtividade da empresa.

 

É importante ainda ressaltar que o mix de produtos não se limita a grandes corporações. Atualmente, cada vez mais empresas de pequeno e médio porte buscam expandir suas opções de vendas e atingir mais clientes. Independente do tamanho, o importante é realmente estudar seu negócio, seu público e o mercado para tomar a decisão mais acertada sobre aumentar ou não a gama de produtos oferecidos por uma empresa.

 

Fonte: blog agendor 



Publicado em: 12/03/2018


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