Como construir uma empresa apaixonada

Os executivos começaram a entender que para construir um grande negócio, as empresas precisam de um objetivo maior, que transcende o tradicional lucro. Os melhores e mais brilhantes talentos são atraídos por organizações que oferecem um propósito mais amplo. Mas simplesmente definir um propósito não é suficiente. É apenas um primeiro passo, a aposta da sua organização para entrar no jogo. O que diferencia as empresas, aquelas onde as pessoas amam trabalhar, é a paixão. As pessoas querem ser apaixonadas pelo que fazem, e querem estar rodeadas por outras pessoas que também são apaixonadas pelo que fazem.

Infelizmente, o desafio para os líderes é que não existe uma teoria de gestão formal de como construir, alavancar e medir o nível de paixão em seus funcionários. Isso cai essencialmente naquela categoria ambígua de "quando acontecer, você saberá".

Um funcionário apaixonado é alguém que presta atenção aos “que’s” e “como’s” de estratégias e táticas da empresa, alguém que está envolvido e curioso e que constantemente questiona o que a empresa está fazendo e seu próprio papel em torná-la bem-sucedida. E eles fazem isso não porque alguém ordenou, mas porque querem. Esse é o tipo de recompensa intrínseca que os trabalhadores de hoje procuram, não os benefícios generosos ou bônus financeiros que erroneamente assumimos como motivação dos funcionários do passado.

Confira cinco maneiras que são utilizadas para fomentar o tipo de paixão que impulsiona grande performance:

Permita que as pessoas mostrem suas emoções:
 Frequentemente usamos o termo "emocional" como se fosse uma palavra ruim, especialmente em se tratando do local de trabalho. Mas inspiração, entusiasmo, motivação e euforia são emoções também. Se você pedir ao seu pessoal para deixar as emoções (tanto as boas como as ruins) na porta, você não pode tocar em suas paixões.

Contrate pessoas apaixonadas: Uma maneira de conseguir pessoas apaixonadas para a sua organização é contar com as pessoas que já trabalham lá para indicar outras com as quais elas queiram trabalhar. Crie um programa de incentivo flexível que recompense as pessoas que trouxerem candidatos que se ajustem perfeitamente à sua cultura.

Alimente o fogo: Encontre maneiras de compartilhar e celebrar a paixão de sua equipe. Amplie as newsletters da empresa colocando vídeos do seu pessoal em ação ou encontre oportunidades para fazer festas inspiradas na cultura para comemorar suas realizações conjuntas.

Não acalme suas “estrelas do rock”: Dê a seu pessoal a autonomia para fazer o trabalho que lhes interessa. Então veja o que acontece quando eles colocam sua energia e talento em qualquer papel que desempenhem.

Compartilhe contexto: A maioria das empresas tem um propósito corporativo ou declaração de missão, mas, infelizmente, essas são palavras raramente usadas e que pouco fazem para incentivar propósito ou paixão dentro da empresa. O trabalho dos nossos líderes é criar contexto ao conectar as funções dos associados à missão mais ampla da organização, por que nós fazemos o que fazemos. Quando você consegue fazer a conexão entre paixão e missão, realmente impulsiona sua organização a um novo nível de desempenho.

Fonte: Capitalismo Consciente (Adaptado)

Publicado em: 08/03/2016