NOTÍCIAS

Comércio varejista aposta no Dia das Mães para alavancar as vendas




Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é considerado a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. A data destaca-se pelo forte apelo emocional e comercial, gerando oportunidades de negócios, principalmente para as atividades direcionadas ao público feminino, tais como: vestuário, calçados, adornos pessoais, decoração, artigos do lar, perfumaria, dentre outras. Buscando identificar a pretensão de compras e a expectativa dos empresários, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa* com 397 consumidores e com 380 empresas da Capital Mineira.

 

Expectativa dos Empresários

 

Para 82,7% dos empresários, as vendas neste Dia das Mães serão iguais ou melhores que as do ano passado. Entre os motivos apontados para acreditarem em vendas melhores estão: melhora nas vendas/ economia (28,3%); valor afetivo da data (27,6%); novos produtos (13,8%); otimismo/ esperança (11%); ações promocionais (10,3%); visibilidade da loja (6,2%); confiança do consumidor (4,8%); ações da loja (4,1%); crédito facilitado (2,1%); preço dos produtos (2,1%).

 

Para melhorar as vendas no período, 49,6% pretendem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor; 26,5% irão investir em propaganda e divulgação intensa dos produtos; 13% optaram pelo atendimento diferenciado; 7,6% vão melhorar a visibilidade da loja; 6,3% realizarão sorteios de brindes; 4,6% diversificarão o mix de produtos; 3,4% oferecerão diferentes formas de pagamento e crédito facilitado; 2,1% vão aumentar e capacitar o quadro de funcionários; 0,8% investirão em evento.

 

Intenção de Consumo

 

Neste Dia das Mães, 48,6% dos consumidores irão presentear. Valor superior em 2 pontos percentuais em relação aos que pretendiam presentear no ano passado. Questionados sobre quais ações das empresas poderiam atraí-los para as compras do período, os consumidores apontaram: promoções (56%); preço reduzido (33,7%); atendimento e produtos diferenciados (13,4%); variedade de marcas e produtos (3,1%); e facilidade de pagamento (1,6%).No ranking dos presentes mais procurados estão as roupas (44,6%); artigos de perfumaria (16,6%); calçados (15,5%); flores (6,2%); eletrodoméstico/ eletroeletrônicos (5,7%); bijuterias, joias, e acessórios (6,7%); utensílios domésticos (2,1%); lembranças e itens personalizados (2,1%); livros (1%); chocolates (0,5%).

 

Para o Sindicomércio Governador Valadares, o Dia das Mães desperta nos consumidores o desejo de presentear devido ao forte significado da data. Um dos maiores desafios para o empresário neste ano será a forte disputa pela preferência do consumidor. Portanto, a entidade orienta os empresários a investir em estratégias de divulgação para cativar os consumidores e atrair visibilidade para a loja.

 


Horário especial

 

Para proporcionar mais comodidade aos clientes, o Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), está propondo aos empresários do comércio um horário especial, em caráter de sugestão:

 

Data                                                         Horário

                                                   
9 e 10/05 (quarta e quinta)                      9h às 20h
11/05 (sexta)                                          9h às 21h
12/05 (sábado)                                        9h às 18h

 

Vale lembrar que para as empresas que desejarem aderir ao horário e estender a jornada, é necessário respeitar a Legislação Trabalhista. Em caso de dúvidas, ligue (33) 3271-4334 ou envie e-mail para sindicomercio@sindicomerciogv.com.br.



Publicado em: 07/05/2018


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete