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Comércio varejista aposta em promoções para atrair o consumidor no Dia dos Namorados




Comemorado no dia 12 de junho o Dia dos Namorados destaca-se por movimentar praticamente todos os setores do comércio varejista através da busca de artigos para ambos os sexos. O teor afetivo da comemoração é o grande motivo para as compras no período. Buscando captar a percepção dos empresários e a intenção de consumo na data, a Área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa* com 380 empresas e com 398 consumidores em Belo Horizonte.

 

Expectativa dos Empresários

 

Para 71,4% dos empresários, as vendas neste Dia dos Namorados serão iguais ou melhores que as do ano passado.  Entre os motivos apontados para acreditarem em vendas melhores estão: ações da loja (28%); melhora na economia/ comércio aquecido (19,4%); valor afetivo da data (17,2%); otimismo/ esperança (15,1%); aquisição de novos produtos (9,7%); investimentos na loja (9,7%); visibilidade da loja (6,5%); consumidor confiante (5,4%); frio/nova estação (2,2%); crédito facilitado (1,1%).

 

Com o objetivo de melhorar as vendas no período, 41,6% dos empresários pretendem realizar promoções; 30,3% irão investir em propaganda; 17,3% apostaram em melhorar a visibilidade da loja; 10,3% optaram pelo atendimento diferenciado; 6,5% diversificaram o mix de produtos; 5,4% oferecerão diferentes formas de pagamento e crédito facilitado; 4,9% investiram em brindes e kits promocionais; 2,2% optaram por descontos e produtos específicos para a data; e 1,6% em outras opções.

 

Intenção de Consumo

 

Neste Dia dos Namorados, 36,4% dos consumidores irão presentear. Questionados sobre quais ações das empresas poderiam atraí-los para as compras do período, os consumidores apontaram: promoções (56,6%); preço reduzido (31%); atendimento diferenciado (20,7%); variedade de marcas e produtos (15,9%); facilidade de pagamento (6,9%); prazos dilatados (2,8%), visibilidade da loja (2,8%); qualidade dos produtos (1,4%); propaganda/divulgação (0,7%). No ranking dos presentes mais procurados estão: roupas (31,7%); artigos de perfumaria (16,6%); calçados (11,7%); livros e lembrancinhas (5,8%); cesta de café da manhã/bombons/chocolate (5,6%); flores (5,5%); telefone celular e eletrônicos (2,4%); joias/bijuterias/acessórios (2,8%); bolsa/carteira (1,4%); roupas íntimas e pelúcia (1,4%); pacote de viagem (0,7%).

 

Para o Sindicomércio Governador Valadares, a data é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas. O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio varejista, pois possibilita a venda de produtos para ambos os sexos. Para aumentar as vendas no período, é preciso gerar um ambiente de oportunidades de compras oferecendo preços acessíveis, promoções e produtos diferenciados.

 

 

 

*Questão de múltiplas respostas. Percentual de entrevistados que citaram cada item.

 



Publicado em: 10/06/2018


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