Comércio Varejista aposta em liquidações para atrair o consumidor no Dia dos Pais

Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista. O apelo emocional estimula a demanda por artigos masculinos de diversos segmentos, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos, livros, entre outros. Com o objetivo de captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários do comércio varejista; e identificar a pretensão de compras do consumidor, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa* com 380 empresas e 399 consumidores de Belo Horizonte.

Expectativa de Vendas

76% dos empresários do comércio varejista acreditam que as vendas serão iguais ou melhores que as do ano passado. Entre os motivos apontados para acreditarem em vendas melhores estão: o valor afetivo da data (17,4%); otimismo/ esperança (12%); melhora na economia (9,8%); novos produtos (8,7%); ações promocionais (7,6%); aumento nas vendas (6,5%); melhora no mercado (5,4%); liberação do FGTS inativo (4,3%); outros motivos (4;3%) e visibilidade da loja (3,3%). Para melhorar as vendas no período 60,8% pretendem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor; 24,4% irão investir em propaganda; 6,3% vão realizar outras ações; 5,3% pretendem melhorar a visibilidade da loja; 4,3% vão diversificar o mix de produtos; 3,8% buscam oferecer um atendimento diferenciado e 2,4% pretendem realizar evento/degustação na loja.

Intenção de Consumo

Neste Dia dos Pais, 36,8% dos consumidores vão presentear. Entre os consumidores que não irão às compras 50,2% afirmam que não têm a quem presentear. Os principais estímulos para os consumidores presentar na data são: as promoções (80,3%); o preço reduzido (28,6%); atendimento diferenciado (17%); variedade de marcas e produtos (15,6%); facilidade de pagamento e prazos dilatados (3,4%).

No ranking dos presentes mais procurados estão as roupas (47,6%); calçados (16,3%); artigos de perfumaria (8,8%); lembrancinha (5,4%); material esportivo (3,4%); acessórios (2,7%); livros (2,7%); eletrodomésticos/eletrônicos (2%); bebidas e ferramentas (2,1%). Reforçando o perfil do consumidor brasileiro de deixar as compras para a última hora, 73,5% dos entrevistados afirmaram que vão realizar suas compras na véspera da data.

Para o Presidente do Sindicomércio, Hercílio Araújo Diniz Filho, a data faz parte do calendário de compras do brasileiro e possibilita o empresário iniciar o segundo semestre de forma positiva. “O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas com forte presença no comércio varejista, portanto, é uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas e esvaziar os estoques. Para atrair o consumidor, é preciso gerar um ambiente de oportunidades de compras oferecendo preços acessíveis, produtos e serviços diferenciados”, afirma.

* Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, ultrapassando a margem total de 100%.

Horário Especial

Pensando em impulsionar as vendas e oferecer mais comodidade aos consumidores, o Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), com o apoio da CDL – GV, disponibiliza em caráter de sugestão um horário de funcionamento do comércio para o Dias dos Pais.

A sugestão das entidades é que o horário especial tenha início no domingo (6) de 8h às 14h. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (C.C.T) em vigor, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir às portas no domingo que antecede a data, desde que não ultrapassem o horário proposto. Já para a semana seguinte, de segunda a sexta-feira (7 a 11/08) as entidades sugerem que o comércio funcione das 9h às 20h. Pensando em atender quem deixou as compras para a última hora, a sugestão para o sábado que antecede o Dia dos Pais (12) vai das 8h às 16h.

Vale lembrar que para os estabelecimentos que desejarem estender a sua jornada, é importante ficar atento à legislação vigente e a Convenção Coletiva de Trabalho. Em caso de dúvidas, ou para mais informações ligue (33) 3271-4334 ou envie e-mail para sindicomercio@sindicomerciogv.com.br. A entidade fica na Rua Marechal Floriano, 600, salas 501 a 503, Centro.

Publicado em: 26/07/2017