Comércio Varejista aposta as “fichas” no Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma importante data para o comércio varejista no segundo semestre. Comemorada no dia 12 de outubro, é tida como a principal data para o segmento de brinquedos. É tradicional no calendário de compras dos brasileiros pelo forte apelo emocional, além de ser o momento em que as empresas iniciam ações voltadas para o Natal e comemorações de fim de ano.  Com o objetivo de identificar as expectativas e estratégias de vendas dos empresários, e a intenção de consumo para a data, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa 380 empresários e 402 consumidores de Belo Horizonte.

Expectativa de Vendas

Para 80,6% dos empresários as vendas este ano serão melhores ou iguais que as do ano passado. Entre os motivos apontados para acreditarem em vendas melhores estão: recuperação do mercado e melhora da economia (27,6%); aquisição de novos produtos (23,7%); otimismo/esperança (18,4%); valor afetivo da data (14,5%); ações promocionais (10,5%); visibilidade da loja (5,3%); outros (5;3%).  Para melhorar as vendas no período 48,5% dos empresários pretendem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor; 23,9% irão investir em propaganda; 13,4% optaram por oferecer um atendimento diferenciado e brindes; 11,2% pretendem melhorar a visibilidade da loja; 4,4% vão facilitar o crédito e formas de pagamentos; 3% buscarão outras ações; 1,5% contratarão funcionários temporários. 70,9% das lojas já receberam todas as encomendas e está preparada para atender os consumidores no período.

Intenção de Consumo

Neste Dia das Crianças 38,6% dos consumidores vão presentear. Entre os itens mais procurados para a data estão: brinquedos (52,3%); roupas (23,2%); livros (5,2%); jogos (3,9%); calçados (3,2%); eletroeletrônicos (3,2%); chocolates/ doces e lembrancinhas (2,6%); outros produtos (1,8%). Entre os principais estímulos para os consumidores irem às compras foram apontados as promoções (63,2%); o preço reduzido (36,1%); atendimento diferenciado (14,8%); facilidade de pagamento (7,1%); variedade de marcas e produtos (4,5%); prazos dilatados (0,6%). 48% dos consumidores pretendem ir às compras na semana do Dia das Crianças, 46,7% vão comprar com antecedência e apenas 5,3% pretendem comprar após a data.

Para o presidente do Sindicomércio, Hercílio Araújo Diniz Filho, compreender as escolhas dos consumidores é fundamental para planejar estratégias. “O Dia das Crianças prepara e aquece o mercado para as festas natalinas, então é o momento de inovar e investir em produtos e serviços que atraiam e conquistem os clientes. Fazer uma leitura do mercado, por meio do “olhar” do consumidor também é uma medida valiosa para identificar o que ele procura e definir estratégias eficazes”, ressalta.

* Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, ultrapassando a margem total de 100%.

Horário Especial

Com o objetivo de estimular as vendas e oferecer ao consumidor mais comodidade nas compras o Sindicato do Comércio de Governador Valadares (Sindicomércio), com o apoio da CDL – GV, disponibiliza em caráter de sugestão um horário de funcionamento do comércio para o Dia das Crianças.

A sugestão das entidades é que o horário especial tenha início neste sábado (7), das 9h às 16h, já para o domingo (8) a sugestão é que o comércio funcione das 8h às 14h. De acordo com a legislação municipal e a Convenção Coletiva de Trabalho (C.C.T) em vigor, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir às portas no domingo que antecede a data, desde que não ultrapassem o horário proposto. De segunda a quarta-feira, 9 a 11 de outubro, as entidades sugerem que o comércio funcione no horário das 9h às 20h.

Vale lembrar que para os estabelecimentos que desejarem estender a sua jornada, é importante ficar atento à legislação vigente e a Convenção Coletiva de Trabalho. Em caso de dúvidas ou para mais informações, ligue (33) 3271-4334 ou encaminhe um e-mail para sindicomercio@sindicomerciogv.com.br. A entidade fica na Rua Marechal Floriano, 600, salas 501 a 503, Centro.

Publicado em: 05/10/2017