NOTÍCIAS

Comércio espera vender mais no Dia dos Namorados




O Dia dos Namorados destaca-se pelo apelo emocional e comercial, afetando positivamente 51,3% das empresas de Minas Gerais, é o que apontou uma pesquisa realizada pela Fecomércio MG com 400 empresas espalhadas pelas dez regiões de planejamento do Estado (Rio Doce, Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Noroeste, Norte, Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata). 


Para os empresários que atuam junto ao público jovem, a data chega a ser considerada a segunda melhor de vendas no primeiro semestre. O impacto ocorre, principalmente, em empresas de tecido, vestuário e calçados (76,3%), que, com a chegada do frio, aproveitam a estação para a oferta de novos produtos. Para melhorar o faturamento no período, 50,4% investirão em propaganda e 33,3% pretendem oferecer promoções e liquidações para atrair o consumidor.


De acordo com a análise, para 48,7% dos entrevistados, o desempenho da loja será superior ao verificado no período em 2018. “O empresário está mais otimista com a data e percebe um aquecimento da economia, ainda que gradual. Para 2019, ele pretende investir mais em propaganda, principalmente, no ambiente digital, por meio das redes sociais e aplicativos”, esclarece o economista da Federação, Guilherme Almeida. A confiança está associada a uma percepção de melhora na economia, dentre outros fatores sob a perspectiva do empresário, como fluxo maior de clientes e bom desempenho em outras datas (36,8%), além do valor afetivo da comemoração (16,8%).


Por outro lado, a percepção de continuidade da crise econômica (49,1%), o desempenho ruim em outras datas comemorativas, a situação fiscal dos Estados e municípios e o parcelamento do salário de funcionários públicos (34,5%) fazem com que 28,2% das empresas acreditem em vendas inferiores àquelas registradas no mesmo período do último ano. Os empresários apostam (89,7%) que os consumidores efetivarão as compras próximo à data, predominantemente de forma parcelada, no cartão de crédito (55,7%).


Para o Presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Coelho Diniz, o Dia dos Namorados é uma data que movimenta significativamente o comércio, pois há uma vasta opção de presentes, que engloba setores distintos, tais como o vestuário, calçados, floricultura, joalheria, bem como o alimentício. "A pesquisa da Fecomércio MG aponta que este ano as pessoas estão propensas a presentear, no entanto, o que fará toda diferença é a forma que o empresário utilizará para conquistar o seu cliente. O novo consumidor espera encontrar não apenas promoção, kits temáticos e vitrines atrativas; um atendimento personalizado tem se tornado um diferencial competitivo", destaca.


Horário especial – Dia dos Namorados


O Sindicomércio informa que nos dias que antecedem o Dia dos Namorados, a decisão de estender a jornada de trabalho ficará a cargo das próprias empresas, de acordo com as suas necessidades e demandas, desde que respeitem a legislação trabalhista e a Convenção Coletiva de Trabalho vigente. Lembramos ainda que de acordo com a Lei Complementar 013/98, o comércio em geral de Governador Valadares pode funcionar no domingo que antecede o Dia dos Namorados, portanto, no próximo dia 9 de junho. Para mais informações, ligue (33) 3271-4334 ou envie um e-mail para sindicomercio@sindicomerciogv.com.br.

 


Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Fonte: com informações da Fecomércio MG



Publicado em: 05/06/2019


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete