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Comércio aposta “fichas” no Dia das Mães




As Datas Comemorativas trazem boas oportunidades de vendas para o comércio. Além de movimentar a economia, são momentos propícios para a renovação dos estoques, uma vez que a tendência é vender o que está armazenado a mais tempo. Em razão do apelo emocional, o Dia das Mães tornou-se a segunda melhor Data Comemorativa para os varejistas, ficando atrás apenas para o Natal.

 

Para saber como está a expectativa dos empresários do Comércio Varejista em relação à data, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa com 384 empresas na capital mineira, que apontou como as lojas vão se preparar para a data e quais ações vão tomar para alavancar as vendas neste período.

 

Pessimismo x Otimismo

 

Os números revelam que 40,8% dos empresários acreditam que as vendas vão ser Piores que o ano passado. Porém 34% dos entrevistados estão otimistas e acreditam que as vendas serão Melhores do que as de 2015. Já 25,3% dos empresários consideram que o cenário das vendas no Dia das Mães vai ser igual ao do ano anterior.

 

Dentre os fatores que podem dificultar as vendas este ano*, a Crise econômica vai ser a grande vilã, na opinião de 82,4% dos entrevistados, seguido do Endividamento do consumidor (20,4%), perfil de um Consumidor mais cauteloso (18,5%), Produtos caros (2,8%), Desemprego (2,8%), Concorrência desleal (1,9%), outros motivos (1,9%).

 

Por outro lado, os empresários também indicaram os motivos que devem alavancar as vendas no Dia das Mães 2016*. Mais da metade dos entrevistados (51,1%) apontam o Valor afetivo da Data e também as Promoções como fatores positivos para as vendas, a Visibilidade da loja (16,7%), a oferta de Novos produtos (11,1%), Esperança/Otimismo (3,3%), Crédito Facilitado (2,2%) e outros (1,1%).

 

Ações para incrementar as vendas

 

Os empreendedores informaram quais medidas irão tomar para incrementar as vendas no período*. Com o perfil de um consumidor mais cauteloso, 70,6% dos entrevistados disseram que vão apostar em Promoções e Liquidações. Entre outras ações estão Atendimento diferenciado (21,1%), Propaganda (20%), Visibilidade da loja (11,7%), Diversificação do mix de produtos (8,3%), Capacitação de funcionários (2,6%), Brinde/Sorteios (2,6%), Formas de Pagamento (1,9%), Crédito Facilitado (1,5%), Contratação de funcionários temporários e Outros (0,4%). 

 

Intenção de Consumo

 

Conhecer as intenções dos consumidores para o Dia das Mães é importante para os empresários planejarem as melhores estratégias de vendas para a data. Neste sentido, a área de Estudos Econômicos ouviu também 398 moradores de Belo Horizonte.

 

Perguntados se irão presentear no Dia das Mães, uma notícia esperançosa é que 51,5% dos entrevistados disseram que Sim, contra 48% que responderam que Não. Meio por cento não soube opinar ou não respondeu.

 

Planejamento das compras

 

Sobre quais tipos de presentes desejam dar para as mães, as Roupas mais uma vez apareceram no ranking (26,3%), seguida de Artigos de perfumaria (18%); Calçados (16,6%); Artigos de decoração (10,2%); Bijuterias e acessórios (6,3%); Flores (4,9%); Lembrancinhas (3,9%); Joias (3,9%); Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos, Livros, Utensílios domésticos, Telefone celular, Eletro portáteis, Pacote de viagens e outros presentes somam juntos (13,2%).

 

Sobre a intenção de gastos, em relação ao ano passado, grande parte dos entrevistados pretende Gastar menos (39,5%); Vai gastar o mesmo (27,3%); Gastar mais (18%); Não souberam ou Não opinaram (15,1%).

 

Para o Presidente do Sindicomércio de Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, o Dia das Mães é marcado pelo apelo emocional. “Nem mesmo o cenário de economia desfavorável impede as pessoas de materializar o amor pelas mães em forma de presente. Isso justifica o fato de que a maioria dos empresários entrevistados acredita que as vendas este ano serão iguais ou melhores do que as do ano passado, assim como a maioria dos consumidores ouvidos também pretendem ir às compras. Esse é um momento importante para as empresas investirem na decoração das lojas, na oferta de promoções e em um atendimento diferenciado para atrair aqueles clientes que deixam os presentes para a última hora”, ressalta.

 

* Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, ultrapassando a margem total de 100%



Publicado em: 03/05/2016


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