NOTÍCIAS

Chegada do inverno movimenta o comércio varejista




O inverno teve início hoje (21) e as empresas do comércio já estão a todo vapor criando estratégias para oportunizar a estação. Pelas ruas de Governador Valadares, já é possível perceber uma movimentação de consumidores em busca de roupas, calçados e outros acessórios para manter o corpo aquecido nos dias frios.

 

Para compreender as expectativas dos empresários do comércio, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa com 380 empresas, localizadas em 10 regiões no Estado de Minas (Central, Rio Doce, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Norte, Centro-Oeste, Noroeste, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Jequitinhonha/Mucuri), que apontou que 88,8% dos empresários acreditam que as vendas serão iguais ou melhores que as do ano passado. 

 

Entre os motivos apontados para acreditarem em vendas melhores estão: inverno mais rigoroso (62,6%); estabilidade econômica (10,1%); consumidor comprando mais (9,4%); as temperaturas caíram mais cedo (5,8%); otimismo/esperança (5,8%); investimentos na loja (4,3%); eventos na cidade (3,6%); produtos mais baratos (2,9%); outros (2,2%).

 

Com o objetivo de impulsionar as vendas, os empresários realizaram investimentos em: novos produtos (83,3%); propaganda/divulgação (68,6%); contratação de funcionários temporários (14,4%). 85,1% das empresas entrevistadas já receberam todos os produtos para o inverno. Entre as ações citadas para atrair os consumidores estão: divulgação/propaganda (45,5%); promoções e liquidações (30,7%); atendimento diferenciado (20,5%); vitrine (19,3%); variedade e aquisição de produtos (10,6%); brindes/ sorteio (6,1%); kits promocionais/descontos (2,3%); prazo de pagamento e preços diferenciados (2,3%); eventos (1,5%); qualidade dos produtos (1,1%).

 

Alex Sandro Coelho Diniz, Presidente em Exercício do Sindicomércio Governador Valadares, destaca que o inverno é uma estação de oportunidades para o comércio. “A chegada do frio tradicionalmente resulta na procura por artigos de inverno dada à necessidade  com a queda nas temperaturas, além de movimentar os gêneros alimentícios, devido às tradicionais festas juninas”, destaca Alex Sandro, ressaltando que para aproveitar esse ambiente de oportunidades, cabe aos empresários investir no mix de produtos, em preços atrativos e em ações de divulgação para atrair o consumidor.


Foto: Freepik

 



Publicado em: 21/06/2018


Cenário - Comércio informal em Governador Valadares

ACESSO RÁPIDO
Convenção coletiva

Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.

Revista Sindicomércio

Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.

Cartilhas

Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).

Códigos

Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.

Enquete