Carta aberta à comunidade Valadarense
Neste período de enfrentamento ao Covid-19, o mais importante é a união de entidades, políticos e empresários. E para contribuir com a clareza de informação, é importante deixar explícito que:
• A decisão de fechar temporariamente o comércio foi tomada por um colegiado formado pela sociedade civil organizada, representada pela CDL-GV, ACE, FIEMG, SINDICOMÉRCIO e SINDICATO DOS BARES E HOTEIS, juntamente com as autoridades políticas de Governador Valadares, através do prefeito André Merlo e apoiado pelo Secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido, e as forças de segurança da cidade;
• A decisão tomada teve a intenção de conter a disseminação do Covid-19 em nossa cidade, tendo como exemplo, a rápida evolução do vírus nas cidades vizinhas;
• No momento em que a decisão foi tomada, as orientações do MINISTÉRIO DA SAÚDE e da OMS diziam ser necessário o isolamento social para controle municipal e nacional da curva de contaminação, a fim de termos maior sucesso no combate ao vírus.
Estamos em um cenário inédito no país e as diretrizes de combate ao Coronavirus são tão dinâmicas quanto o próprio vírus. Sabemos do impacto econômico que tal medida resulta, mas é importante saber que graças às ações determinadas por este colegiado, os reflexos de uma proliferação maior estão sendo contidos.
Todavia, neste instante, seguimos cumprindo o Decreto Estadual Nº 47.891, de 20 de março de 2020, que determina o fechamento por tempo indeterminado do comércio e o isolamento social.
Este colegiado formado, aproveita o momento para informar que temos uma grande necessidade que o Legislativo Estadual e Federal intercedam junto ao governador, Romeu Zema, pela reabertura do comércio de Governador Valadares, uma vez que, sem a revogação do decreto, os órgãos oficiais do município não podem tomar tal decisão.
Vamos juntos superar mais este desafio!
Publicado em: 27/03/2020
Confira as Convenções Coletivas do Comércio Varejista, Atacadista e Prestação de Serviços de Governador Valadares.
Confira todas as edições da Revista Sindicomércio.
Afixação de preços, Simples Nacional, Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, A Reforma Trabalhista e Plano de Regularização de Créditos Tributários (PRT).
Conheça o Código de Defesa do Contribuinte e o novo Código de Defesa do Consumidor.