Capacitação para o pequeno negócio

Palestra sobre Liderança empreendedora abre o Movimento do Pequeno Negócio em Valadares

No dia 28 de setembro, o Sebrae lançou em Governador Valadares, com a parceria do Sindicomércio, o Movimento Compre do Pequeno Negócio com a palestra “Liderança empreendedora: Crise X Oportunidade”, ministrada pelo Administrador de empresas, Consultor e Autor de cinco livros na área de Comercialização Internacional, Cláudio Forner.

Durante a palestra, que aconteceu no auditório da Fiemg, Forner destacou a relação da inovação e vocação; o valor agregado dos produtos e listou os cinco passos para a inovação:

1.    Simplicidade: pense nas alternativas simples e não complexas;
2.    Que tenha raridade;
3.    Com densidade (profundidade emocional);
4.    Com percepção do meio ambiente em que a empresa está conectada;
5.    Por fim, padronize os serviços e multiplique.

Ainda de acordo com o palestrante, nos negócios modernos a competição possui uma velocidade de crescimento muito rápida. “ Hoje, alguém que perde mercado, muitas vezes, não significa que não está crescendo, mas porque cresce menos do que os concorrentes”. esclarece

Além disso, como a sociedade vive a era da recomendação, os negócios de hoje não são mais pautados pela informação, é que conclui Forner. “A marca de uma empresa não é definida pelo que ela é, mas pelo que o google diz que é. Estamos vivendo a era dos formadores de recomendação”, destaca.

O Movimento continua

No dia 5 de outubro, data oficial do Movimento, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, haverá, será realizada às 19h, na Fiemg, a palestra “Tendências de Negócios: Estratégias vencedoras, da Gestão ao Resultado”, com a jornalista, comentarista do Jornal Band Minas nas editorias de negócios, economia e carreira, Inácia Soares.

O Movimento tem como objetivo estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.

Na cidade, a iniciativa conta com a parceria do Sindicomércio, Fiemg, CDL GV, Associação Comercial e Empresarial (ACE GV), Faculdade Pitágoras e do SICOOB Crediriodoce e SICOOB Ac Credi.

Publicado em: 30/09/2015