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Calçados são os preferidos dos consumidores


Segundo pesquisa, 77% das famílias brasileiras compraram pelo menos um par de calçados, em 2015



A pesquisa sobre consumo de calçados no Brasil em 2015, encomendada pela Ablac à Kantar Worldpanel, de São Paulo, foi feita em 11.300 lares, de todas as regiões, que representam 81% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil. Os dados – revelados durante o 20º Congresso Brasileiro do Calçado - estão disponíveis para compra para lojistas associados ou não à Ablac.

Volume e valor, market share, volume médio por ida ao PDV, volume médio por lar, preço médio pago, gasto médio, tíquete médio, frequência de compra e penetração são algumas das informações disponíveis no estudo, segundo o qual 77% dos lares brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2015 e o preço médio dos artigos ficou em R$ 55,60. No comparativo entre 2014 e 2015, houve aumento de 3,4% no número de compradores, porém o volume de calçados adquiridos caiu 8,3% e o valor gasto recuou 12,5% no período.
 
A pesquisa revelou ainda que parte expressiva dos artigos é adquirida pelo público: femininos (17,9%), infantis (26,7%), esportivos (11,6%) e masculinos (14,7%).
 
Nas regiões, destaque para a Grande Rio de Janeiro, que registrou crescimento de 2,04 no preço médio e de 1,71% na penetração, que também registrou alta no interior de São Paulo e na Região Sul. O painel também aponta os meses em que os entrevistados mais adquiriram calçados. Dezembro (16,5%), novembro (9,2%) e janeiro (8,4%) são os meses de maiores vendas, seguidos por julho (8,4%) e maio (8,2%).
 
Fonte: Ablac adaptado
 
Foto: practicalowl/Creative Commons



Publicado em: 05/02/2016


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