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Analise seu perfil antes de empreender


Conhecer suas características é fundamental antes de abrir um negócio



Muitos empreendedores se lançam no mercado, muitas vezes ignoram uma das etapas mais importantes antes de abrir um negócio, fazer uma análise pessoal e do ambiente empresarial em que está ingressando.


Essa análise inicial é necessária para medir diversos fatores que são definitivos para o sucesso, como sua aptidão e capacitação para o negócio, suporte profissional que irá precisar, capital e até que ponto você deseja chegar.

Vejamos então quais são estes pontos de questionamento e que tópicos devem ser observados nessa avaliação: 
 
O que você sabe fazer?

A primeira pergunta que um empreendedor deve se fazer na hora de abrir um negócio é: O que eu sei fazer? Em que áreas eu me destaco? Será que eu estou realmente capacitado para implementar e gerir minha ideia de negócio?
 
Fazer uma avaliação sincera da sua experiência profissional e dos conhecimentos que você possui na área que você escolheu é o primeiro grande passo para descobrir quais são as suas competências e abrir um negócio de sucesso.
 
Com estas respostas você poderá fazer uma análise do mercado e descobrir como oportunidades que existem mais ainda não são exploradas por que já atua no setor.
 
Quem poderia me ajudar nesta empreitada?

Faça uma lista de pessoas e profissionais que poderão lhe ajudar na estruturação e gestão do seu negócio, tirando-o do papel e transformando em realidade. Veja a quem que você pode recorrer para lhe dar um suporte, seu ex-chefe, por exemplo, pode acabar se transformando em um mentor.
 
Outra atitude que vai lhe ajudar muito é conversar com possíveis parceiros comerciais para saber se eles têm interesse em fazer negócio com sua futura empresa, e aproveite a ocasião para conseguir também algumas dicas sobre o negócio que você quer montar.
 
Verifique também, quais são as pessoas que você poderia recorrer para trabalhar no negócio. Veja se elas têm experiências anteriores que possam agregar know-how ao futuro negócio.
 
Qual é o seu número?

Saber aonde você quer chegar é fundamental. Qual é o tamanho do negócio que você quer montar e até onde você deseja crescer? É o que chamamos de “definir um número”, um tamanho para o seu negócio.
 
Essa informação é que vai definir o quanto você precisará de capital para iniciar o negócio, tipo de funcionários que precisará contratar ou como vai montar sua estrutura de capitalização da empresa.
 
Uma pequena empresa, como um comércio local ou uma franquia home based, por exemplo, precisará de muito pouco dinheiro para iniciar suas atividades. Já umastartup no setor de tecnologia, precisará de muito mais dinheiro e certamente precisará correr atrás de investimentos para ganhar escala e decolar.
 
Em pequenos negócios, geralmente precisar apenas de funcionários operacionais, que geralmente têm salários mais modestos, ao passo de investimentos de maior porte, precisam de pessoal com habilidades estratégicas, o que implica em remunerações maiores.
 
O quanto você pode perder?

É! Essa também é uma pergunta que você precisa se fazer, pois não existe garantia de sucesso no empreendedorismo. A grande maioria dos novos empreendedores faz suas projeções baseadas em crescimento constante do negócio e um faturamento, que nem sempre se confirma.
 
Uma pergunta muito séria a ser feita é o quanto você está disposto a perder durante os primeiros momentos do negócio sem que isso possa comprometer as suas finanças pessoais e o patrimônio que você já acumulou até aqui.
 
Trabalhando neste sentido, você poderá gerenciar os riscos do negócio e montar uma empresa dentro do que sua capacidade financeira aguenta. Sem essa definição, você pode acabar caindo num “buraco negro” de recursos que poderá até mesmo causar a sua ruína financeira.
 
Fonte: Empreendedores Web



Publicado em: 29/03/2016


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