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A importância do orçamento doméstico


A perda do controle financeiro, muitas vezes, mostra a diferença entre a intenção e a efetivação da compra



A Pesquisa de Orçamento Doméstico de Belo Horizonte referente ao mês de janeiro de 2014 aponta que, 39,8% dos consumidores planejam e seguem rigidamente o orçamento, percentual acima dos 35,1% apurados em dezembro do ano passado. Ainda em janeiro, 33,5% dos entrevistados planejaram e seguiram parcialmente, apresentando um aumento em relação a dezembro. Já os consumidores que planejaram o orçamento mensal, mas não conseguiram seguir, representaram 8,7%, apresentando aumento em relação ao mês anterior.

Quando a renda não é suficiente para cobrir as despesas uma das alternativas, com 55,1% das respostas, é enxugar na cesta de consumo, com corte de itens considerados supérfluos. Para a estatística da Fecomércio MG Luana Oliveira, isso demonstra atenção dos consumidores aos itens de primeira necessidade, interferindo nos hábitos como opção por marcas diferentes e substituição de produtos.
 
Já em relação aos recursos excedentes, 34,6% dos participantes afirmaram que investem em lazer, que é indicativo da busca pela qualidade de vida. Fazer compras/consumo aparece com 29,6% em janeiro de 2014 frente a 22,1% em dezembro de 2013.
 
O cartão de crédito apresentou 64,5% do peso dos compromissos financeiros no orçamento doméstico registrando um aumento em relação ao mês de dezembro, quando correspondeu a 62,9% e os cartões de loja apresentaram aumento com 9,8% frente a 9,7% da pesquisa anterior.
 
Consumo
 
A alimentação no mês de janeiro deste ano representou 55,8% dos grupos de serviços mais procurados para o consumo, índice acima do apresentado no mês anterior com 50,3%, e as compras com roupas, calçados e acessórios representaram 24,4% ante 26,2% em dezembro. O consumo com Informática representou 1,7%, eletrodomésticos (1,2%), turismo (2,3%) e veículos (1,2%).
 
Confira a pesquisa na íntegra. 
 
Fonte: Fecomércio MG



Publicado em: 06/02/2014


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