8 princípios das empresas que quebram

Empresas nascem e, infelizmente, “morrem”, com frequência. O tema é, inclusive, objeto de uma série de pesquisas do Sebrae. A edição mais recente do estudo "Sobrevivência das Empresas no Brasil", de 2013, mostra, por exemplo, que cerca de um quarto das companhias fundadas em 2007 não completou o segundo ano de vida. Listamos aqui alguns motivos, condutas e princípios que levam empresas à falência. A dica maior é estudar esses erros e aprender com eles, para jamais cometê-los em seus negócios e carreira.

Confira:

1 - Nunca planejar

Fator elementar. Segundo a edição 2014 da pesquisa “Causa Mortis”, do Sebrae São Paulo, ao abrir uma empresa, mais da metade dos empreendedores não fez o planejamento de aspectos básicos antes do início das atividades. Alguns dados alarmantes: 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio, 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (durante férias, por exemplo), e, 55% não elaboraram um plano de negócios.. Por isso, esse é um fator que afeta mais as organizações em estágio inicial.

2 - Ignorar o mercado

O já mencionado estudo do Sebrae indicou que boa parte dos empreendedores deixou de levantar informações importantes sobre o mercado antes de abrir a empresa. Por exemplo, 46% dos entrevistados não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo deles; 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio e 38% não faziam ideia do número de concorrentes que teriam.

3 - Não cuidar das finanças

Empresas que começam já um tanto negligentes com as contas, tendem a seguir esse caminho. A pesquisa do Sebrae mostrou que 42% dos novos empreendimentos não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido. Muitas empresas ligadas à indústria ou ao varejo não sabem determinar custos de produção ou precificar, por exemplo. Conforme a empresa cresce, caso esses cálculos não sejam atualizados de forma precisa, a tendência é que, ao enfrentar uma “maré” difícil, não haja reservas ou forma de escapar.

4 - Não se preparar

Liderança incapaz é aquela que não possui experiência, não entende de mercado ou da sua própria empresa. Como afirma Bill George, CEO de uma multinacional, “o líder de alta performance precisa entender o trabalho feito na sua empresa. Acompanhar o dia a dia, compreender a realidade dos funcionários, dos clientes, saber ouvir são marcas de uma liderança eficaz e capaz. Sem isso não há sucesso duradouro”.

5- Não se comunicar

Hábito capaz de destruir relacionamentos e empresas, a má comunicação ou a inexistência de comunicação é um princípio de empresas (e líderes) que afundam. A falta de clareza e honestidade nos diálogos estimula posturas defensivas e não abertas. Por isso, a falta de comunicação impede a produtividade e a eficiência.

6- Acomodar-se

Se ao iniciar um empreendimento você simplesmente está copiando um modelo de negócio que já existe, poucas são as chances de que isso vá para frente. Em curto prazo, pode até gerar lucro, mas no caminho do sucesso duradouro, é preciso inovar. Já dizia Peter Drucker: "A inovação é o instrumento específico do empreendedorismo. É o que dá aos recursos uma nova capacidade de gerar riquezas". Se não se diferenciar da concorrência e oferecer algo particular, seu negócio está fadado ao fracasso.

7- Não ter espírito empreendedor

O comportamento empreendedor consiste em se antecipar aos fatos, buscar informação, desenvolver novos olhares sobre o mundo, identificar lacunas no mercado. Essa postura leva um negócio a se adaptar, evoluir, seguir em frente e não parar no tempo. Quando não há espírito empreendedor, o que provavelmente vai faltar é uma visão do negócio, e isso deixa empresas à deriva.

8- Não ter motivação

A insatisfação pode ser positiva quando gera mudança para melhor. Mas, nesse caso, estamos falando de insatisfação "crônica" com o trabalho, com o negócio, com o empreender enquanto opção de carreira. Sem motivação, paciência e persistência para levar o negócio para frente, uma ideia não resiste.

Fonte: Portal Administradores (adaptado)

Publicado em: 18/05/2016