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5 dicas fundamentais para vender mais no Natal em 2018




 

Se você ainda não começou a se preparar para o Natal, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Afinal, já estamos a dois meses da data mais importante do ano para o varejo.

 

Pra não ficar fora dessa, você precisa estabelecer quais estratégias de vendas vai seguir. Nesse cenário de recessão e instabilidade por conta das eleições, é preciso planejar-se com cautela para aumentar e ter o controle das vendas, em vez de sair no prejuízo. Neste artigo, temos algumas dicas para te ajudar a se preparar.

 

Como vender mais no Natal?

Quem compra bem, vende bem


Fazer compras, para compor o mix de produtos a ser oferecido aos clientes, de um jeito realmente assertivo é o primeiro passo para vender mais e não ter prejuízos.

 

Para realizar compras da melhor maneira possível no Natal e não acabar com itens parados em estoque, o melhor a fazer é analisar os resultados do seu último Natal, verificar lançamentos com fornecedores, tendências de mercado e estabelecer a meta de crescimento para o período. É claro que essa meta tem que ser palpável e baseada em fatos reais.

 

Com esses dados em mãos, você consegue fazer uma boa previsão do que vai ter saída e realizar uma compra assertiva.

 

Dica de ouro: no Natal, é importante não deixar pra fazer as compras de última hora para que você não enfrente a indisponibilidade dos fornecedores ou da transportadora.

 

Bom atendimento é a chave

Seu time de vendas é que vai estar na linha de frente de atendimento, certo? Por isso mesmo, ele deve estar 100% preparado para efetuar e registrar as vendas e, mais do que isso, fidelizar clientes.

 

O mínimo que você deve fazer para vender mais no Natal é oferecer treinamentos de atendimento e de vendas para seus colaboradores e contratar funcionários temporários para dar conta da quantidade de clientes (se for necessário).

 

Mas, para obter realmente resultados extraordinários, é preciso mais do que isso.

 

Lembre-se que os vendedores costumam ter muito trabalho nesse período e que, se estiverem saturados, seu desempenho pode ser prejudicado. Para evitar isso, atente-se à criação de um cronograma de férias e de folgas que permita rodízio entre os funcionários.

 

Dica de ouro: trabalhar com incentivos para os funcionários, como bônus e comissões de vendas diferenciadas, pode te ajudar a vender muito mais nesse Natal.

 

Todo mundo ama promoção

Como o Natal é um período de grande disputa pela preferência do consumidor, o preço faz toda a diferença para definir quem vai vender mais. Por isso, aposte em promoções de Natal para aumentar as suas vendas.

 

Você fez uma ação de Black Friday e sobraram itens? Venda-os com desconto no Natal. Você tem algum produto que pode ser vendido por um preço menor sem prejudicar a sua margem de lucro? Aposte nele durante o período.

 

Ofereça descontos progressivos, dê brindes, escolha trabalhar com o preço dos presentes que mais fazem sucesso no Natal. O importante é criar promoções atrativas para auxiliar a sua estratégia de vendas.

 

Dica de ouro: kits são um grande sucesso no Natal. Combine produtos e ofereça descontos na combinação.

 

Loja decorada é fundamental

Pode parecer besteira, mas a decoração é um diferencial para o consumidor. Deixe seu espaço atrativo, bonito e utilize os clássicos enfeites de Natal.

 

Manter os itens organizados e dispostos de maneira intuitiva para o cliente também é importante. Afinal, ninguém gosta de entrar em uma loja e ficar perdido sem saber onde encontrar o que precisa, né?

 

Dica de ouro: mantenha a loja organizada e limpa durante o período - o que pode ser um desafio por conta da quantidade de pessoas.

 

Comunicação não é gasto, é investimento

Não adianta ter excelentes promoções e ninguém ficar sabendo, certo? Por isso, investir em comunicação é fundamental para trazer pessoas para a sua loja.

 

Você pode investir na produção de flyer promocional ou utilizar somente as redes sociais. Se possui um CRM, utilize os dados dos clientes para mandar mensagens pelo WhatsApp, por exemplo (é legal pedir autorização pra isso na hora de solicitar os dados, OK?).

 

Dica de ouro: é importante pensar em um planejamento de comunicação - o que vai ser comunicado, em que dia o card será postado, quais promoções terão destaque etc.

 

Fonte: Portal Administradores.com



Publicado em: 18/10/2018


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