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13° injetará R$ 176 milhões em Valadares




A data mais esperada pelos empresários se aproxima, movimentando as cadeias de produção do segmento do comércio de bens, serviços e turismo. Para aquecer as vendas no Natal, a expectativa dos empresários pelo 13° salário é positiva. De acordo com a estimativa da Fecomércio MG, até o final do ano deverá ser injetado em Governador Valadares cerca de 176 milhões. As principais pretensões de gastos com o 13º salário são: fazer as compras de Natal (R$ 67.797.928,00); quitar dívidas (R$ 60.420.951,00); aplicar o dinheiro (R$ 24.062.995,00); outros (R$ 23.360.426,00).
 
Em todo o Estado de Minas, serão injetados cerca de 14,4 bilhões na economia, sendo beneficiados aproximadamente 8,7 milhões de mineiros, incluindo trabalhadores, aposentados e pensionistas.
 
O otimismo com o 13º abrange também os consumidores. É o momento esperado pelos brasileiros para comprar presentes, quitar dívidas, mas também poupar. Uma pesquisa realizada com 408 consumidores da capital, mas que pode ser refletida no interior, apontou que o consumidor está mais atento em relação à economia e consciente na importância de poupar dinheiro, mas que também pretende ir às compras neste Natal. 
 
Segundo a pesquisa, os homens estão mais preocupados em quitar as dívidas do que as mulheres. Para eles as principais pretensões de gastos com o 13° salário foi: quitar dívidas (26,5%), aplicar o dinheiro (21,2%) e fazer as compras de Natal (20,4%). Em contrapartida, as mulheres priorizaram as compras de Natal (33,1%) e, logo em seguida, a quitação das dívidas (23%) e a aplicação do dinheiro (12,9%). Neste ano, devido ao cenário econômico do país, o consumidor está mais atento e cauteloso. O percentual de consumidores que pretendem aplicar o 13° é o maior desde 2008, com 18,2% da pretensão de aplicá-lo.
 
A pesquisa apurou ainda os principais produtos que os entrevistados pretendem comprar neste Natal. Na lista, as roupas ganharam destaque como primeira opção para (35,8 %) dos entrevistados. Na sequência os brinquedos (19,5%); calçados (18,8%); perfumes (6,2%); smartphones (5,8%); telefone celulares (2,1%); móveis de decoração (1,9%); e outros (9,7%). Mais uma vez, a intenção de comprar poucos produtos de menor valor foi a opção mais citada (52,1%), ou seja, as famosas lembrancinhas para familiares e amigos.
 
Em relação ao planejamento para a realização das compras, o levantamento apontou que 63,4% dos consumidores se planejam para ir às compras. Diante disso, algumas situações influenciam nesta escolha. Os preços menores estimulam comprar mais (59,3%); oferta de brindes ou benefícios (13,4%); compras sem planejamento, levando em consideração as promoções (18,6%);  outros (8,7%).
 
Para o presidente do Sindicomércio de Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, é importante que os empresários se preparem para as vendas de fim de ano. “Como o Natal é a data mais aguardada pelos empresários, é importante que eles adotem estratégias com o foco nos desejos dos consumidores, oferecendo serviços e produtos de qualidade. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é necessário que haja planejamento e inovação para atrair o consumidor”, destaca.
 
 
Fonte: Com informações da Fecomércio MG



Publicado em: 20/11/2014


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