11 características de um gestor para se avaliar em um recrutamento
Apesar das diferentes personalidades, existem características de um gestor que são imprescindíveis.
Todo o sucesso financeiro de uma empresa depende da competência de um gestor competente. Independentemente do segmento em que vai atuar, o profissional incumbido de gerenciar uma área precisa demonstrar uma série de aptidões que demandam, entre outras coisas, a capacidade de liderar pessoas.
No caso de um gestor financeiro, o encarregado pelo cargo deverá ficar à frente das principais decisões administrativas, bem como do crescimento dos negócios e alocação de recursos. Não foge também, a responsabilidade de assumir o papel de líder diante de um seleto grupo de profissionais.
Por isso, é correto afirmar que o protagonismo faz parte das características de um gestor, dentro da hierarquia de uma empresa, e por isso deve ser avaliado minuciosamente por um profissional de RH na hora do recrutamento e seleção.
Não basta ter conhecimento sobre a operação do departamento que irá liderar, é necessário ter características de personalidade bastante específicas também. Confira os fatores fundamentais para a escolha do melhor profissional, que vão além de seu currículo:
Perfil de liderança
O propenso gestor deverá contar com um perfil incontestável de liderança. Afinal, saber coordenar uma equipe com eficiência, ajuda a maximizar os resultados positivos do negócio. Também caberá a ele, a formação imprescindível de talentos dentro de sua área de atuação na empresa. Para encontrar um líder, é necessário procurar por esse comportamento nos valores pessoais que podem ser identificados em longas entrevistas. Se quiser ser um bom líder, o profissional deve qualificar a personalidade em seu cotidiano pessoal, tornando-se bom pai, cônjuge, filho e amigo. As empresas não dão tempo para que o gestor selecione talentos e dê aulas a eles, desenvolvendo novas lideranças. Por essa razão, quem tem essa característica, deve servir de exemplo e motivar pessoas, sem a necessidade de muitas explicações.
Capacidade de inovação
Se reinventar diante de adversidades é um elemento ideal para um gestor competente. Profissionais inovadores sabem reconhecer as necessidades das pessoas e das empresas para pensar em como entregar o que desejam. Depois disso, os inovadores trabalham até encontrar a solução mais prática e criativa. Além disso, quem é realmente inovador está disposto a se arriscar para chegar até onde ninguém mais foi. Essas habilidades deverão ser destacadas durante o recrutamento e seleção do profissional.
Profissional com foco no trabalho
Profissionais que fazem planejamento a médio e curto prazo possuem mais foco em suas atribuições. Planejar metas para serem alcançadas no decorrer de um período é essencial para uma empresa. Gestores que dispersam a atenção facilmente tendem a atrasar o crescimento operacional. Concentrar-se nos resultados é essencial, mas no caminho, o gestor deve lembrar-se sempre da ética para ser bem avaliado pelo grupo e manter o posicionamento de exemplo e de liderança. Manter o foco exige que o executivo tenha uma habilidade paralela: a organização, que é fundamental para estabelecer prioridades e gerenciar melhor o tempo e a equipe.
Se o gestor tiver fala confusa, não souber argumentar de maneira clara e tampouco tiver a habilidade de convencimento, seus colaboradores ficarão perdidos e desmotivados em pouco tempo. Para entendimento melhor de sua equipe, o profissional que gerencia uma área precisa saber dialogar com eficiência, seja com os cargos subalternos, superiores, ou até mesmo com clientes. É importante lembrar que ouvir também faz parte do diálogo. Gestor que não ouve, não chega a um entendimento com o grupo.
Durante o recrutamento e seleção é possível identificar sinais de persuasão, importante em um profissional incumbido de gerir uma área. Esse elemento é fundamental para gestores combaterem resistência e pouco empenho de seus subordinados. O executivo influente passa a ter autoridade por convencer aos outros que tem propriedade no assunto. O respeito por esse profissional surge com naturalidade e não com base na hierarquia organizacional.
Os grandes profissionais, independentemente de sua posição hierárquica, precisam ter um rápido aprendizado. Ainda mais um gerente ou executivo que assumem regularmente novas responsabilidades e funções dentro de seu cargo. Ao absorver uma nova atividade, o profissional deve se debruçar para aprender o máximo possível no dia a dia e fazer cursos relacionados à área, quando houver necessidade. A educação contínua é uma aliada do aprendizado técnico, enquanto os erros cometidos diariamente devem ser ferramentas de aprimoramento. Se o gestor souber tirar proveito dos próprios deslizes para aprender, saberá transmitir à equipe que todos as falhas são administráveis, abrindo assim, um canal aberto para que o grupo assuma os erros cometidos.
“Vestir a camisa da empresa” é uma necessidade obrigatória para um gestor. É a dedicação profissional independentemente das condições. Quem é comprometido não espera o mundo mudar, a empresa o reconhecer e os subalternos o respeitarem para se empenhar. Esse gestor age sempre com responsabilidade. Com isso, é possível mensurar o comprometimento do profissional.
Desde que não atrapalhe o rendimento de outros profissionais, não há nada de errado em gestores que aspiram subir degraus mais altos dentro de sua carreira. A ambição é saudável se não vier com doses de arrogância, agressividade, isolamento por não ser capaz de trabalhar em equipe e falta de ética com os colegas. Na dose certa, essa motivação reflete diretamente no resultado positivo da área onde atua e, consequentemente, de toda a empresa.
Não desistir com facilidade diante de dificuldades é uma aptidão essencial para um executivo. Há uma clara diferença entre perseverança e persistência. Diferente do persistente, o perseverante não se sente injustiçado quando os outros recusam sua ideia, mas procura melhorá-la. A persistência, ao contrário, pode ser mais próxima a um defeito do que a uma qualidade profissional.
Por mais ambicioso, proativo e inteligente que seja, um profissional que deseja ingressar em uma empresa como gestor deve ter um amplo conhecimento na área.
O conhecimento é fundamental para um gestor, e quase sempre é atrelado à experiência. Portanto, profissionais que já tiveram um cargo de destaque devem ser considerados, pois geralmente já possuem as aptidões necessárias para conduzir uma equipe e gerir um departamento.
Para a contratação desse tipo profissional, uma outra opção é contratar uma empresa especializada de recrutamento e seleção.
Fonte: Jornal do Empreendedor
Publicado em: 15/09/2016
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