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10 erros no atendimento ao cliente que você deve evitar




Atender o cliente pode até parecer uma atividade simples, mas muitos são os erros identificados neste processo. Uma das principais razões é que muitas são as empresas que ainda enxergam clientes simplesmente como consumidores, e não como pessoas. E para conferir se você está agindo corretamente ou corrigir o que precisa nesta etapa de grande importância para o seu negócio, confira 10 erros no atendimento ao cliente que você deve evitar.

 

1.Não conhecer o cliente e suas reais necessidades

 

Não saber com quem você está conversando – e suas principais necessidades – é o principal erro de empresas de todos os portes e segmentos no atendimento ao cliente. Neste sentido, conhecer quem ele é e os motivos pelos quais ele procura tais produtos e serviços é fundamental para um atendimento bem-sucedido e uma futura venda.

 

2.Reprimir o desabafo do cliente

 

Se o cliente teve uma experiência negativa, deixe-o desabafar com você. Não ofereça a solução antes de ele terminar e não se precipite em pedir desculpas muito rapidamente (ambas as atitudes podem ser ainda mais negativas diante da situação).

 

3.Insultar o cliente

 

Se você afrontar o seu cliente, prepare-se para uma reação negativa da parte dele. Jamais faça isso, por mais grosseiro que ele venha a ser.

 

4.Disponibilizar poucos meios de comunicação

 

Como o seu cliente pode se comunicar com você? Dê a ele, no mínimo, três opções: telefone, e-mail e redes sociais, por exemplo.

 

5.Demorar para responder

 

Independentemente de como o cliente chegou até você, dê a ele uma solução para seu problema o quanto antes. Não demore nas respostas, mas também não responda qualquer coisa.

 

6.Equipe destreinada

 

A base para um atendimento de qualidade é o treinamento. Isso porque todos os vendedores precisam estar habilitados para atender os clientes com o padrão de qualidade específico e único da empresa.

 

7.Não estimular o time de vendas

 

Premiações pelo cumprimento de metas é fundamental para uma equipe sempre motivada, o que leva a um atendimento cada vez melhor aos clientes.

 

8.Vender apenas uma vez

 

Pensar em vendas únicas (mesmo em épocas de liquidação) é também um grande erro. Isso porque os clientes devem ser conquistados de modo a voltarem a comprar com você.

 

9.Falta de surpresas para os clientes

 

O que você tem feito para chamar a atenção dos seus clientes? Promoções, condições especiais para o mês do aniversário e outras ações de marketing são fundamentais. Não surpreender ou não ter novidades faz com que as pessoas esqueçam sua marca e se afastem.

 

10.Não medir resultados

 

Não ignore a avaliação dos resultados. São eles que dirão se as coisas vão bem ou não e te darão um norte para os próximos investimentos e melhorias.

 

Fonte: Uol Host



Publicado em: 11/05/2018


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