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Comércio varejista aposta em novos produtos para atrair o consumidor no Dia dos Namorados





Comemorado no dia 12 de junho o Dia dos Namorados fecha o calendário promocional do primeiro semestre de 2017. O teor afetivo da comemoração é o grande motivo para as compras no período. Por incluir compras de artigos para ambos os sexos a data movimenta praticamente todos os setores do comércio. Buscando captar a percepção dos empresários e a intenção de consumo na data, a Área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa* com 380 empresas e com 398 consumidores em Belo Horizonte.


Expectativa dos Empresários


O Dia dos Namorados gera um impacto positivo para 51,8% das empresas do comércio varejista da cidade. O impacto ocorre, principalmente, em empresas de tecido, vestuário e calçados (74,6%); artigos de uso pessoal e doméstico (66,7%); móveis e eletrodomésticos (36,7%); artigos farmacêuticos de perfumaria e cosméticos (33,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (33,3%); equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação (31,8%); supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, (27,8%). 


Entre as empresas que são impactadas pela data, aproximadamente 52,7% acreditam que as vendas este ano serão melhores que as do ano passado. Entre os motivos para esperar por vendas melhores está a aquisição de novos produtos (25,3%); o valor afetivo da data (18,2%); a realização de ações promocionais (16,2%); a visibilidade da loja (8,1%); a melhora na economia (8,1%); otimismo/ esperança (4%); saques  do FGTS (3%); a confiança do  consumidor (3%); ampliação da loja e crédito facilitado (3%). Para melhorar as vendas do período, 50,5% dos empresários pretendem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor; 23,9% investiram em propaganda; 16% buscam melhorar visibilidade da loja; 12,2% optaram por oferecer um atendimento diferenciado; 10,1% pretendem diversificar o mix de produtos; 7,4% optaram por outras ações.


 

Expectativa Consumidores

 

Neste Dia dos Namorados, 37,4% dos entrevistados pretendem presentear. Os principais estímulos para os consumidores irem às compras são as promoções (62,4%); preço reduzido (27,5%); variedade de marcas e produtos (22,8%); atendimento diferenciado (11,4%); facilidade de pagamento e visibilidade da loja (6%). Entre os produtos mais procurados estão as roupas (32,9%); os calçados (14,1%); artigos de perfumaria (14,1%); bombons/chocolates (6%); flores (5,4%); livros (4%); lembrancinhas e cesta de café da manhã (4%); bijuterias/ acessórios (2%); eletrônicos (2%); pacotes de viagem e utensílios para casa (1,4%).


Para o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, a data é uma excelente oportunidade para lançar novas coleções no mercado. “O Dia dos Namorados possui a vantagem de movimentar o consumo de produtos para ambos os sexos, portanto cabe ao empresário aproveitar a oportunidade para gerar formas de atrair o cliente como promoções, aquisição de produtos outono/ inverno e oferecer um atendimento diferenciado”, destaca.

 

*Nota: Quesitos de múltiplas respostas. Os entrevistados puderam responder mais de uma opção, ultrapassando a margem total de 100%.



Publicado em: 08/06/2017


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